O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em sua rede social, na noite de quinta-feira (22), que estudantes da rede pública concluintes do ensino médio em 2025 terão garantida a pré-inscrição na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. De acordo com Camilo, o objetivo da medida é estimular a participação do estudantes e facilitar o processo de inscrição.
Além da pré-inscrição, os estudantes matriculados no 3° ano do ensino médio em escolas públicas já têm garantida a isenção da taxa de inscrição do Enem. Outra novidade é que, a edição deste ano voltará a disponibilizar a certificação do ensino médio para participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica.
Boa noite! Aproveitando o caminho, entre uma agenda e outra com o presidente @lulaoficial em São Paulo, para trazer esse recado importante: neste ano, o Enem tem novidades! Concluintes de escolas públicas terão pré-inscrição feita, para estimular a participação e facilitar a vida
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) May 22, 2025
Em 2017, o MEC decidiu que o exame serviria apenas como prova de seleção para o ensino superior. Até 2016, o Enem podia também ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Para conseguir o certificado, os participantes precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.
Na publicação, o ministro informou que o edital do exame será publicado nesta sexta (23) à noite, em edição extra do Diário Oficial da União. As inscrições do Enem 2025 começam na próxima segunda, 26 de maio, e vão até 6 de junho, no site oficial do Inep (enem.inep.gov.br/participante/).
O Inep informou que todo o detalhamento das novidades do Enem 2025, bem como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento serão divulgados no edital próprio.
Leia mais sobre: Enem 2025 / Isenção taxa do Enem / Prés-inscrição Enem / Cidades