23 de março de 2025
ALERTA FALSO

Alerta de tremor em várias cidades nessa madrugada foi falha do Google que se desculpa

Google informou que seu sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região
Mensagem durante a madrugada foi emitida por falha, explicou Google - Foto: divulgação
Mensagem durante a madrugada foi emitida por falha, explicou Google - Foto: divulgação

Um falso alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14) próximo à costa de Ubatuba (SP), que atingiu também celulares Android de outras localidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, assustou quem recebeu a mensagem, emitida por falha da plataforma Google. A notificação foi enviada pouco depois das 2h para celulares que usam a tecnologia Android em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Google confirmou que seu sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. O sistema é acionado a partir de pequenos acelerômetros que podem sentir vibrações, indicando que um terremoto pode estar ocorrendo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo a imagem apresenta um alerta sobre um terremoto com magnitude estimada de 5,5, ocorrido a 159,9 km de distância, em 14 de fevereiro, às 02:13. O mapa mostra a localização do terremoto próximo a São Paulo e Rio de Janeiro, com um contorno hexagonal indicando a área afetada. Há também um botão para ver atualizações mais recentes e dicas de segurança.

Sistema desativado e pedido de desculpas da Google por alerta falso de terremoto

“Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, afirmou a empresa.

Segundo a empresa, o sistema Android de Alertas de Terremotos usa celulares para rapidamente estimar vibrações de terremotos e alertar as pessoas. Em nota, a companhia disse que “ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, se referindo às instituições responsáveis por esse tipo de comunicado em massa, como as defesas civis.

Conforme o jornal, o aviso emitido nesta madrugada localizava o epicentro do tremor a cerca de 55 km de Ubatuba, no litoral paulista, no mar. Segundo a mensagem, o tremor teria magnitude de até 5,5.

Defesa Civil alertou na madrugada de que aviso era falso

Por volta das 3h da madrugada, porém, a Defesa Civil de São Paulo publicou um comunicado afirmando que não havia emitido nenhum alerta de terremoto.

“Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no Estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”, afirmou o órgão.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), um dos principais órgãos de monitoramento de terremotos no planeta, também não registrou ocorrências.


Leia mais sobre: / / Brasil