28 de fevereiro de 2024
Saúde

Alego realiza testagem gratuita para infecções sexualmente transmissíveis nesta terça (5)

Os resultados seguirão rigoroso padrão de sigilo
A testagem ocorrerá  na sala A003, ao lado da Diretoria de Saúde, no térreo, do bloco A, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. (Foto: reprodução)
A testagem ocorrerá  na sala A003, ao lado da Diretoria de Saúde, no térreo, do bloco A, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. (Foto: reprodução)

A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá, nesta terça-feira (5), testagem rápida e gratuita para o diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): hepatites, sífilis e HIV. Os resultados seguirão rigoroso padrão de sigilo. A testagem ocorrerá  na sala A003, ao lado da Diretoria de Saúde, no térreo, do bloco A, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, com início às 8 horas e irá até as 17 horas.

É a segunda vez que a Casa de Leis realiza testagens sorológicas. O diagnóstico é o primeiro passo para iniciar o tratamento, assegurando a efetividade das terapias de remissão, de modo a garantir qualidade de vida. Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, revelam que 1 milhão de pessoas contraíram infecções sexualmente transmissíveis (IST) no Brasil, em 2019.

Vale ressaltar que dezembro é mês da campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre o HIV e outras ISTs. Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim epidemiológico sobre o HIV/aids no Brasil. A pasta informou que, apesar da queda no número de óbitos, a doença ainda é motivo de preocupação e atenção. Em 2022, foram registradas 10.994 mortes em decorrência do HIV ou da aids. A pasta também registrou o alto número de diagnósticos positivos entre a população mais jovem e ressaltou a importância de campanhas educativas em relação ao tema.


Leia mais sobre: / Goiânia

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.