13 de outubro de 2024
Tecnologia

Alego dá fim ao uso de papel com a digitalização de projetos de lei

"Com essas inovações, a população goiana poderá acompanhar todas as ações dos deputados e deputadas na palma da sua mão. Estamos servindo a nossa gente, promovendo a transparência e modernizando as ações da Assembleia Legislativa do nosso Estado", destacou Peixoto
"Estivemos aqui reunidos com nossa Diretoria de Tecnologia, Transparência e Protocolo, todos unidos para dar maior publicidade às ações dos deputados e deputadas, para que os cidadãos acompanhem nosso trabalho dia a dia e agora em tempo real", afirmou o presidente da Alego. Foto: Carlos Costa/Alego
"Estivemos aqui reunidos com nossa Diretoria de Tecnologia, Transparência e Protocolo, todos unidos para dar maior publicidade às ações dos deputados e deputadas, para que os cidadãos acompanhem nosso trabalho dia a dia e agora em tempo real", afirmou o presidente da Alego. Foto: Carlos Costa/Alego

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), lançou na terça-feira (19), duas inovações tecnológicas que prometem mudar a tramitação de projetos de lei e a comunicação entre a casa e a população. Trata-se do sistema Alego Digital, que permitirá que os deputados estaduais apresentem projetos de lei totalmente eletrônica, e do aplicativo “Deputados Aqui”, que oferecerá novas formas de interação entre a sociedade e o Parlamento goiano.

Leia também: “Caiado é o timoneiro do processo eleitoral”, afirma Bruno Peixoto sobre candidatura

O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (União Brasil), anunciou as novidades em uma reunião conjunta que envolveu diretores ligados às seções de Protocolização e Tecnologia da Informação (TI). A princípio, essas medidas estão alinhadas com o objetivo da Alego de se tornar o Legislativo mais transparente do Brasil.

Com essas inovações, a população goiana poderá acompanhar todas as ações dos deputados e deputadas na palma da sua mão. Estamos servindo a nossa gente, promovendo a transparência e modernizando as ações da Assembleia Legislativa do nosso Estado

Destacou Peixoto

Leia também: Sem impedimento de Caiado, de Lisboa, Bruno Peixoto lista projetos para Goiânia

O sistema Alego Digital possibilitará que os projetos de lei sejam apresentados digitalmente, sem a necessidade de impressão em papel. Essa transição visa aprimorar a eficiência e a agilidade dos procedimentos legislativos, mas também demonstrar o compromisso da Alego com a preservação do meio ambiente.

Tecnologia na palma da mão

O aplicativo “Deputados Aqui” é uma plataforma que proporcionará novas formas de comunicação entre a sociedade e o Parlamento goiano, permitindo que os cidadãos acompanhem e interajam com o trabalho legislativo “na palma de suas mãos”. Além disso, o aplicativo também oferecerá acesso a conteúdo como filmes e documentários produzidos por artistas goianos, além da possibilidade da apresentação de projetos de lei por parte da sociedade.

O secretário adjunto de Inovação, Leonardo Rassi, disse que o aplicativo “Deputados Aqui”, antes de tudo, é uma ferramenta que se cria uma porta de entrada mais fácil e mais simples para a sociedade poder interagir direto com o Poder Legislativo. “É a grande inovação que vem no aplicativo, que acreditamos que não ter similar no País. É mais uma oportunidade para a população interagir e acompanhar, de fato em tempo real, aquilo que o seu parlamentar está realizando, propondo e discutindo no Parlamento goiano. E isso é uma grande oportunidade de dar transparência”, destacou.

Leia também: Secretário discute pautas da saúde na Alego

Por fim, o diretor de Tecnologia e Informação da Casa, Fabrício Lopes, ressaltou que a implementação de ambas as tecnologias é uma melhoria em todos os sentidos. “Além do cuidado com o meio ambiente, teremos maior agilidade e maior transparência. Isso traz maior eficiência e um trabalho melhor para o povo goiano”, comemorou.

O aplicativo “Deputados Aqui” já está em funcionamento e pode ser baixado para dispositivos móveis, proporcionando uma nova forma de interação entre a população e o Parlamento goiano. Além disso, o sistema Alego Digital, que está em operação desde maio de 2022, ganha nova modernização na gestão de documentos e processos na Assembleia Legislativa.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado / Tecnologia