13 de junho de 2024
Brasil

Alckmin lidera comitiva de ministros em viagem à Arábia Saudita e China

Principal destaque da agenda é a sétima reunião, em 6 de junho, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação
Alckmin lidera uma delegação brasileira de ministros e empresários que busca fortalecer laços. (Foto: Cadu Gomes / VPR).
Alckmin lidera uma delegação brasileira de ministros e empresários que busca fortalecer laços. (Foto: Cadu Gomes / VPR).

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, embarca neste sábado (1º) para Arábia Saudita e China. O Ele lidera uma delegação brasileira de ministros e empresários que busca fortalecer laços, estabelecer cooperação em várias áreas e abrir mercados para os produtos brasileiros.

O principal destaque da agenda é a sétima reunião, em 6 de junho, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). A comissão permite negociações de alto nível em diversos setores e foi instrumento de negociação entre Brasil e China criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004.

“Os sauditas têm demonstrado grande interesse em investir no Brasil e a China é hoje o principal destino de nossas exportações”, afirma Alckmin. “Teremos uma agenda intensa com autoridades, empresários e investidores e esperamos trazer na bagagem bons acordos e perspectivas de negócios para as empresas brasileiras”.

Comitiva de ministros

Além de Alckmin, compõem a comitiva brasileira os ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Márcio França (Micro e Pequenas Empresas) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da ABDI, Ricardo Cappelli.

Pelo MDIC, participam da viagem o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, e a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. A delegação será integrada por Nelson Barbosa,  diretor de Planejamento e estruturação de projetos do BNDES, e por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Leia mais sobre: / / / Brasil

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019