25 de junho de 2022
Tecnologia

Agência Espacial Brasileira reconhece chiclete para astronautas criado por estudantes do Sesi Goiás

Sete estudantes do Sesi Goiás criaram o projeto - Foto: divulgação.
Sete estudantes do Sesi Goiás criaram o projeto - Foto: divulgação.

Estudantes do Sesi Canaã, em Goiânia criaram o “chiliclete”, chiclete de pimenta criado para ajudar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos,  será reconhecido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) nesta quarta-feira (31). Os alunos receberão diplomas em reconhecimento ao projeto inovador. A homenagem acontecerá na sede da agência, em Brasília.

Continua após a publicidade

Com a invenção, os jovens garantiram o maior prêmio do Aberto de Robótica de West Virgínia, realizado de 12 a 14 de julho, nos Estados Unidos.

Após a vitória o grupo recebeu elogios do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, que revelou que aguardava por uma visita dos jovens à autarquia.

“É um fato marcante você ver a criatividade brasileira ganhando fronteiras, disputando e ganhando. É tudo aquilo que a gente quer: a criatividade e a inovação brasileira fazendo a diferença. Esses jovens merecem nosso reconhecimento”, afirmou.

Continua após a publicidade

 “Entidades como o Sesi têm uma história de décadas de sucesso. Muitas das pessoas proeminentes no país passaram por esse berço, no qual você aprende o valor da organização, do trabalho, desde a adolescência. Ultimamente, o Sistema S tem investido em inovação. Tem vários centros de inovação espalhados pelo país. Eu destacaria o que existe na Bahia, que é muito competente”, completou.

O ‘Chiliclete’ 

A equipe premiada, Gametech Canaã, é da escola Sesi Vila Canaã, em Goiânia. Durante as pesquisas sobre o tema da temporada, Into Orbit (em órbita), eles perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficam com as vias superiores congestionadas e não conseguem sentir o sabor dos alimentos.

Para aliviar o problema, são utilizados medicamentos para desobstruir as vias nasais. Porém, o hábito de usar continuamente esse tipo de remédio, além de viciar, pode causar problemas de saúde. A solução criada foi o chiclete, que é uma goma de mascar feita com componentes da pimenta.