12 de novembro de 2024
Investigação

Agência dos EUA reacende suspeita sobre origem da pandemia da Covid-19: “vazamento acidental de laboratório”

Informação estaria em um relatório de inteligência confidencial recentemente fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso
Suspeita seria de que vírus se espalhou após vazamento acidental de laboratório; entenda. (Foto: reprodução)
Suspeita seria de que vírus se espalhou após vazamento acidental de laboratório; entenda. (Foto: reprodução)

Uma nova suspeita sobre a origem da pandemia da Covid-19 tem sido divulgada por jornais de todo mundo. De acordo com o que tem sido publicado, o departamento de Energia dos Estados Unidos mudou seu posicionamento sobre a origem da pandemia de Covid-19 e suspeita que o vírus tenha se espalhada a partir de um vazamento acidental em um laboratório de Wuhan, na China, onde os primeiros casos foram detectados em 2019.

Antes, a suspeita era de que o vírus poderia ter sido passado de um animal para um ser humano. Agora, a avaliação é essa descrita acima, que estaria descrita em um relatório de inteligência confidencial recentemente fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso.

Como informa o Estadão, o novo relatório destaca como diferentes partes da comunidade de inteligência chegaram a julgamentos díspares sobre a origem da pandemia. O Departamento de Energia agora se junta ao Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) ao dizer que o vírus provavelmente se espalhou por um acidente em um laboratório chinês, o que é uma acusação grave.

Enquanto isso, quatro outras agências e um painel nacional de inteligência, ainda julgam que foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural; duas estão indecisas.

Vale lembrar que, desde 2018, departamentos e órgãos dos EUA já mantinham documentos internos chineses que mostravam que havia preocupação sobre procedimentos de biossegurança no país asiático. O que se confirma, se a suspeita for real, quando o SARS-CoV-2 circulou pela primeira vez em Wuhan em novembro de 2019.

Apesar disso, é importante reforçar que são apenas suspeitas, mesmo que graves, e que autoridades dos EUA se recusaram a dar detalhes sobre o assunto e as investigações. Além disso, o vazamento do laboratório seria um acidente e não intencional, diferente do que teorias que já existem há muito tempo e levam informações equivocadas e falsas sobre o vírus ter sido espalhado de forma proposital.

Como o documento é confidencial, um porta-voz do Departamento de Energia e o FBI se recusaram a discutir os detalhes da avaliação. O governo chinês, por sua vez, claro que contesta a suspeita de que o vírus teria vazado de um de seus laboratórios e sugere, ainda, que ele surgiu fora do país. Além disso, um relatório de outubro de 2021 diz que havia consenso de que a Covid-19 não resultava de um programa de armas biológicas. Ou seja, a origem da pandemia da Covid-19 continua, oficialmente, incerta.

Leia também: Goiás inicia aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 nesta segunda-feira (27); confira os locais


Leia mais sobre: / / Mundo