17 de julho de 2025
Direito e Justiça • atualizado em 01/06/2025 às 09:25

Advogado Sebastião Leite é designado membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB

O advogado da seccional goiana foi indicado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, por sua trajetória profissional na área
Conhecido como Juruna, Sebastião Leite atua na área de advocacia há quase 40 anos. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conhecido como Juruna, Sebastião Leite atua na área de advocacia há quase 40 anos. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O advogado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Sebastião Ferreira Leite, foi designado membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Conselho Federal da OAB (CFOAB). A nomeação foi protocolada na última sexta-feira (30), assinada pelo Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti.

A CNDH do Conselho Federal da OAB (CFOAB) é um órgão que tem como objetivo principal defender os direitos humanos de todos os cidadãos e promover a igualdade. A comissão é composta por membros eleitos pelo Conselho Seccional, com mandato de dois anos, e tem como função elaborar trabalhos escritos, emitir pareceres, promover seminários, palestras, pesquisas e outras atividades que estimulem o estudo e a divulgação dos direitos humanos.

Experiência como fator primordial

Sebastião Leite possui quase 40 anos de advocacia, com grande experiência, tendo tido atuações com o tema Direitos Humanos ainda na faculdade de Direito. Recém-formado, em 1991, teve sua primeira experiência profissional na área. “Durante muitos anos eu estive na Comissão de Direitos Humanos da Ordem aqui de Goiânia. Fui uma vez ao Conselho Federal, quando Ophir Filgueiras foi presidente. E agradeço imensamente, especialmente, ao Conselheiro Federal, Pedro Paulo Medeiros, pela minha indicação, e ao presidente Simonetti”, ressaltou o advogado.

 “Fico muito gratificado de poder contribuir com a minha experiência de quase 40 anos de advogado”, ressaltou Sebastião ao Diário de Goiás. O advogado fará parte da Comissão pelo período de dois anos.


Leia mais sobre: Direito e Justiça / Geral