25 de junho de 2025
Atlético Goianiense

Adson Batista espera que futuro presidente da CBF não seja uma “Rainha da Inglaterra”

Adson Batista - Presidente do Atlético-GO (Foto - Bruno Corsino)
Adson Batista - Presidente do Atlético-GO (Foto - Bruno Corsino)

Vem de Roraima o próximo presidente da CBF. Com o registro de apenas uma chapa para disputa da eleição programada para domingo (25), no Rio de Janeiro – teremos uma aclamação. O novo líder do futebol brasileiro será Samir Xaud que tem 41 anos e que preside a Federação Roraimense.

Ele obteve o apoio de 25 das 27 federações. Apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram a chapa de Samir Xaud que também conta com o respaldo de 10 clubes: Palmeiras, Vasco da Gama, Botafogo-RJ, Grêmio, CRB, Criciúma, Remo, Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. As demais agremiações queriam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos – Presidente da Federação Paulista de Futebol.

Dos clubes goianos, que foram contrários a candidatura de Samir Xaud, o Atlético-GO através do seu presidente, Adson Batista, foi o primeira a se posicionar. O dirigente entende que o assunto é complexo e que hoje a CBF pertence a um grupo de poucos: “Ela não pertence ao futebol brasileiro e essa é a minha opinião”.

“Uma eleição engessada e que não dá oportunidade dos clubes terem voz. Quem faz o futebol não é ouvido e não participa de nada. Me preocupa bastante. O Samir me ligou ontem, através do Ronei Freitas e André Pitta, eu não o conhecia. Me parece ser um cara tranquilo e o que cabe a ele é pacificar o futebol brasileiro e buscar aproximar os clubes. Espero que faça uma grande gestão e que não seja só para os amigos”, ponderou Adson Batista.

O presidente rubro-negro pede para que Samir Xaud promova uma mudança no estatuto da CBF: “É um absurdo as federações terem peso três. O que a federação faz para o futebol? O futebol é dos clubes, as federações tem importância e eu não posso reclamar da minha, que é liderada por pessoas decentes. Mas tenho minhas preocupações, já que é uma chapa totalmente política. É só olhar os vices – era preciso os clubes terem uma vice executiva. Eu não concordo com isso e espero que o Samir tenha luz própria e não seja uma Rainha da Inglaterra. Que ele faça uma grande administração”, concluiu o dirigente.

Vice-presidentes da chapa de Samir Xaud:

  • Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
  • Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa)
  • Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
  • Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
  • José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
  • Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
  • Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
  • Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)

Leia mais sobre: / / / Atlético Goianiense / Esportes