13 de abril de 2024
Embate

Adriana Accorsi, Vanderlan e Gayer aparecem empatados na disputa pelo Paço, mostra pesquisa

Pré-candidatos do PT, PSD E PL-GO possuem empate técnico em pesquisa desenvolvida pelo instituto Paraná Pesquisas. Nível de confiança é de 95%
Os três candidatos estão empatados tecnicamente na margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. (Foto: Divulgação).
Os três candidatos estão empatados tecnicamente na margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. (Foto: Divulgação).

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Partido Liberal (PL) e divulgada nesta terça-feira (6), aponta um empate técnico na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSD) e Gustavo Gayer (PL) são os três candidatos empatados tecnicamente na margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa avaliou a intenção dos eleitores de forma estimulada e espontânea, com nível de confiança de 95%.

Em um primeiro cenário da pesquisa estimulada, que é quando o pesquisador apresenta os possíveis candidatos, Adriana Accorsi tem 22,1% das intenções de voto. Em seguida, o senador Vanderlan Cardoso tem 20,6% e, na sequência, Gustavo Gayer com 19,7%. 5,4% dos 680 eleitores entrevistados não souberam responder e 9,1% não votariam em nenhuma das opções, ou votariam em branco/nulo. 

Fonte: Paraná Pesquisas

Outros nomes inclusos no primeiro cenário da pesquisa estimulada foram Bruno Peixoto (UB), com 10,7%, Rogério Cruz (Republicanos), com 7,4%, Jânio Darrot (MDB) com 2,9% e Leonardo Rizzo (Novo) com 2,1%. Na mesma pesquisa, a partir do questionamento se aprova ou desaprova a administração do atual Prefeito Rogério Cruz, até o momento, 63,2% informaram desaprovar a gestão e 32,2% aprovam e 4,6% não souberam opinar.

Fonte: Paraná Pesquisas

Em um segundo cenário da pesquisa estimulada, o levantamento questionou aos entrevistados em quem eles votariam caso as eleições para prefeito fossem na data em que o levantamento estava sendo realizado (entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro), e desta vez, com quatro opções de voto.

O cenário considerou a disputa com os nomes, Adriana Accorsi (27,1%), Vanderlan Cardoso (24,3%), Gustavo Gayer (22,5%), no cenário os três candidatos mantem o empate técnico e em seguida, Rogério Cruz com (9,3%). 5,9% dos entrevistados não souberam responder e 11% não votariam em nenhuma das opções, ou votariam em branco/nulo.

Fonte: Paraná Pesquisas

Um outro questionamento levantado na pesquisa foi em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, caso as eleições para prefeito fossem na data em que o levantamento estava sendo realizado. Como resposta, a pesquisa aponta que Rogério Cruz foi o mais rejeitado pelos entrevistados, com 39%, em seguida Adriana Accorsi (26,8%), Gustavo Gayer (16,8%), Vanderlan Cardoso (16,2%), Bruno Peixoto (13,2%), Leonardo Rizzo (9,9%) e Jânio Darrot (7,1%). Na estimulada, 7,8% dos entrevistados não souberam responder e 5,7% poderiam votar em todas as opções.

Fonte: Paraná Pesquisas

Eleitores desconhecem candidatos

A pesquisa, realizada por meio de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, aponta um dado alarmante. Na metodologia espontânea, que é quando o pesquisador não apresenta os possíveis candidatos, apenas questiona ao entrevistado qual a intenção de voto dele, 76,6% não souberam responder.

O resultado mostra uma falta de conhecimento do eleitor goiano em relação aos possíveis candidatos na disputa ao Paço em 2024. Conforme consta na pesquisa, os candidatos mais lembrados foram Adriana Accorsi (4,7%), em seguida está Gustavo Gayer (4,6%). Na sequência, estão Vanderlan Cardoso (2,8%) e Rogério Cruz ( 2,4%).

Outros nomes lembrados foram Gustavo Mendanha (1,0%), Bruno Peixoto (0,4%), Daniel Vilela (0,4%), Jânio Darrot (0,3%) e Leonardo Rizzo (0,1%). 0,9% não votariam em ninguém, ou votariam em branco/nulo. 0,9% votariam em outros nomes que não foram inclusos na pesquisa.

Fonte: Paraná Pesquisas

Dados da pesquisa de opinião pública

A pesquisa de Opinião Pública divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas e encomendada pelo Partido Liberal (PL), está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº GO-09948/2024 para o cargo de Prefeito. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro de 2024, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

O objetivo é consultar à população sobre a situação eleitoral para as eleições municipais de 2024 e avaliação das administrações Federal, Estadual e Municipal. Para isso, foi utilizada uma amostra de 680 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica.

Para o levantamento dos dados, foram realizadas entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1a, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a Região sob o no 3122/23.


Leia mais sobre: / / / / Eleições 2024 / Política

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019