A deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece nas pesquisas eleitorais como um nome importante para disputar o governo do Estado, mas ela mantém a posição de que vai buscar a reeleição para a Câmara Federal em 2026. Em entrevista ao Diário de Goiás nesta quarta-feira (23), a parlamentar disse que se sente lisonjeada por ser citada nas pesquisas espontâneas, mas que está firme no propósito de não concorrer ao governo.
“Eu vejo com muita alegria [aparecer nas pesquisas como candidata ao governo em 2026], uma grande honra, uma grande gratidão, principalmente porque geralmente o meu nome é lembrado de forma espontânea pela população”, confirma ela.
Essa decisão de não disputar o governo vem sendo apontada desde a derrota de Adriana no primeiro turno das eleições de 2024, quando ela concorreu à Prefeitura de Goiânia. No segundo turno, o PT chamou voto contra a extrema-direita, representada pelo bolsonarista Fred Rodrigues (PL). Venceu o candidato do governador Ronaldo Caiado, Sandro Mabel (MDB).
Recentemente, pesquisa do Instituto Futura/Apex, mostrou que o nome da deputada foi lembrado por 7,5% dos eleitores como o melhor para disputar o governo. O líder na mesma pesquisa foi o atual vice-governador, Daniel Vilela (MDB), que venceria com distância todos os nomes lembrados, sejam postulações reais ou apenas citados pelo eleitor durante o levantamento, realizado em março último.
“Independente do Instituto de Pesquisa colocar meu nome ou não, eu fico muito feliz, honrada, grata. E isso me dá força para trabalhar ainda mais pelo meu Estado querido e pelo Brasil. Mas a minha intenção e o pedido do presidente Lula para mim, é ser candidata à reeleição como deputada federal e vou trabalhar nesse sentido”, afirmou ela nesta quarta-feira.
Lula, Haddad ou Padilha para presidente em 2026?
Adriana foi perguntada sobre a movimentação no governo federal, onde o nome do presidente Lula é o destaque do partido dela para disputar a reeleição em 2026, mas também se ouve nomes como os dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), e mais recentemente de Alexandre Padilha (Saúde), no mesmo sentido.
“Entre nós, da bancada do governo na Câmara, nossa certeza é a candidatura do presidente Lula em 2026. Não falamos sobre outros nomes. Nos temos essa certeza porque convivemos quase diariamente com o presidente e presenciamos o quanto ele está lúcido, vivaz, alegre, animado e muito bem de saúde. Então nós temos realmente essa certeza de que ele será o nosso candidato no ano que vem e vamos trabalhar para a sua vitória”, respondeu inicialmente.
A deputada prosseguiu considerando natural novos nomes se destacarem nesse momento. “É claro que vão surgindo lideranças. Isso é natural e no nosso partido isso é estimulado. Então muitas lideranças têm surgido que, com certeza, estarão aí em cargos importantes nos próximos anos e talvez em 2030 possam ser candidatos, mas isso ainda é uma realidade distante para nós”, finalizou Adriana Accorsi.
Esta semana a deputada cumpriu agenda com Padilha, como mostrou o DG, quando teve sinal verde do ministro para estudos visando a disponibilização de imunizante contra a herpes-zóster via SUS.
Leia mais sobre: Adriana Accorsi / Eleições 2026 / Lula / Geral / Política