23 de maio de 2022
Fica pra depois

Adiada decisão sobre público na Romaria de Trindade

Segunda maior religiosa do Brasil tem decisão sobre liberação de público em icógnita
Segunda maior religiosa do Brasil tem decisão sobre liberação de público em icógnita (Foto: Reprodução/Instagram Basílica Pai Eterno)
Segunda maior religiosa do Brasil tem decisão sobre liberação de público em icógnita (Foto: Reprodução/Instagram Basílica Pai Eterno)

Os integrantes do Gabinete de Operações Emergenciais sentaram nesta sexta-feira (11/03) para tratar sobre o futuro da Romaria de Trindade em 2022. Desde 2019 sem presença de público, a Prefeitura de Trindade sente-se preparada e quer deliberar o assunto mas ainda precisam de dados epidemiológicos para sustentar a decisão. O assunto fica adiado e uma reunião próximo a festividade irá bater o martelo com relação a decisão. 

Após a reunião, os integrantes do GOE apresentaram a decisão ao prefeito de Trindade, Marden Júnior. “Trindade está preparada para a realização da Romaria 2022, porém, é necessário aguardar a situação epidemiológica do Estado e do país próximo à data da romaria”, pontuou Júnior. 

A Igreja Católica irá participar das próximas reuniões em relação ao assunto. No ano passado, com uma segunda onda de pandemia violenta, Trindade montou barreiras sanitárias para evitar a circulação de pessoas em busca da contenção ao contágio. A festa costuma colocar milhares de fiéis na cidade. Só em 2019, quando a última edição da Romaria foi realizada, foram 3,2 milhões de romeiros participando da festividade.

Continua após a publicidade

História

Com 182 anos de existência, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço, em família, e depois também com os vizinhos. 

A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. 

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Trindade