Um acidente envolvendo um caminhão-tanque que carregava combustíveis na BR-153, próximo ao município de Professor Jamil, ocasionou o vazamento da carga contaminando o solo e recursos hídricos próximos. A ocorrência, que aconteceu na última terça-feira (25), está sendo investigada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com a Semad, o tombamento do caminhão na rodovia, sentido Goiânia-Itumbiara provocou o derramamento de etanol e óleo diesel. Conforme as informações apuradas inicialmente, o veículo transportava 3.000 litros de etanol hidratado (ONU 1170) e 12.000 litros de óleo diesel (ONU 1202). A numeração ONU é um padrão internacional utilizado para identificar substâncias ou artigos perigosos.
A constatação da contaminação do solo e dos recursos hídricos foi feita pela Semad no local. A investigação ambiental está em andamento para verificar se a empresa responsável pelo transporte possuía todas as autorizações ambientais exigidas e avaliar a extensão dos danos ambientais causados.
Como ação de emergencial, a transportadora responsável acionou uma empresa especializada em emergências ambientais, que já está realizando as ações necessárias para contenção e remoção do solo contaminado, bem como do material exposto ao derramamento. A Semad segue acompanhando o caso e reforça a importância da adoção de medidas preventivas rigorosas no transporte de produtos perigosos, a fim de mitigar riscos à população e ao meio ambiente.
Com o acidente, o motorista do caminhão também sofreu ferimentos, passou por atendimento médico no local, e no momento encontra-se internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol).
Leia mais sobre: acidente BR-153 / Semad / Vazamento de combustível no solo / Cidades