08 de dezembro de 2023
Impacto Ambiental • atualizado em 05/09/2023 às 19:52

Acidente com caminhão-tanque na BR-153 gera multa de R$ 140 mil por poluição

A empresa também terá que apresentar relatórios de medidas para reduzir, descontaminar e remediar o impacto ambiental, caso contrário, a multa poderá aumentar, conforme informou o presidente da Amma, Luan Alves
De acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, foram derramados mais de 19 mil litros de óleo na rodovia. Foto: Jucimar Sousa/Amma
De acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, foram derramados mais de 19 mil litros de óleo na rodovia. Foto: Jucimar Sousa/Amma

Uma empresa de Senador Canedo foi multada em R$ 140 mil pela Prefeitura de Goiânia, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), por causar poluição ambiental na BR-153 em Goiânia, depois de um acidente com um caminhão-tanque, na manhã desta terça-feira (5/9).

A empresa também terá que apresentar relatórios de medidas para reduzir, descontaminar e remediar o impacto ambiental. Caso contrário a multa poderá aumentar, conforme informou o presidente da Amma, Luan Alves.

Leia Também

Leia também: Acidente com caminhão-tanque bloqueia BR-153 e derrama 18 mil litros de óleo diesel, em Goiânia

Segundo o decreto federal n.º 6.514/08, artigo 61, quem provocar poluição que prejudique a saúde humana, matar animais ou destruir a biodiversidade está sujeito a punição.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) estimou que mais de 19 mil litros de óleo foram espalhados na pista, que teve que ser fechada nas proximidades do viaduto do Jardim Novo Mundo. Além disso, os bombeiros trabalham para evitar que o óleo diesel contaminasse os mananciais que estão próximos ao local do acidente.

Leia também: Amma faz blitz para educação ambiental e cuidados com lotes vagos em Goiânia

Amma

A Lei 8537, de 20 de junho de 2007, criou a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que substituiu a antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). A Amma é uma autarquia municipal, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria de Governo e à Prefeitura de Goiânia. Sua função é fiscalizar, planejar, implementar e coordenar a Política Municipal do Meio Ambiente, que busca o desenvolvimento sustentável no território municipal.


Leia mais sobre: / / / Goiânia