24 de junho de 2024
Furto e vandalismo • atualizado em 15/01/2024 às 08:38

Abastecimento de água em Jataí está prejudicado após furto de cabos e materiais elétricos

Nesta segunda-feira (15), o abastecimento de água está prejudicado nos bairros Coacol I, Jardim Goiás, Jardim Paraíso e Portal do Sol
Reservatório R9 em Jataí tem materiais elétricos furtados e vandalismo nos quadros de comando. (Foto: Saneago).
Reservatório R9 em Jataí tem materiais elétricos furtados e vandalismo nos quadros de comando. (Foto: Saneago).

Após o furto de materiais elétricos e vandalismo nos quadros de comando no Reservatório R9 em Jataí, o abastecimento de água está prejudicado nos bairros Coacol I, Jardim Goiás, Jardim Paraíso e Portal do Sol. Segundo a companhia, a previsão para a finalização do reparo é até o final da manhã de hoje (15). As autoridades policiais foram comunicadas e monitoram a situação.

Além do prejuízo financeiro, a companhia destaca que o crime traz transtornos à rotina da população, pois prejudica o pleno funcionamento do sistema de abastecimento de água. A Saneago afirma que, após os reparos, o fornecimento de água será retomado gradualmente ao longo do dia.

A companhia explica que essa normalização gradual ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com água, diferente do restabelecimento de energia, que ocorre de forma imediata. Portanto, a orientação é para que a água dos reservatórios internos e caixas d’água seja utilizada para atividades essenciais neste período.

Sobre a agilidade na recuperação do sistema, a Saneago faz um alerta para o consumo consciente das reservas nas caixas d’água, que influencia diretamente na retomada do serviço, principalmente em bairros da parte alta da cidade, que levam mais tempo para ter o abastecimento totalmente normalizado.

Vale lembrar que, em novembro, a companhia anunciou que buscava alternativas para driblar os furtos. Entre as propostas, estão a substituição de fios de cobre por alumínio, reforço das portas com cadeados e trancas inteligentes, soldagem dos quadros de comando, intensificação da vigilância noturna, entre outras.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019