15 de julho de 2024
Ação Social • atualizado em 18/06/2024 às 08:53

5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia acontece esta semana na Região Noroeste; confira serviços

Serão oferecidos atendimentos administrativos, de saúde, oportunidades de profissionalização, distribuição de mudas, consultas veterinárias e outros
O 5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia acontece até o próximo domingo (23), na Região Noroeste. Foto: Secom
O 5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia acontece até o próximo domingo (23), na Região Noroeste. Foto: Secom

A 5ª edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia 2024, acontece esta semana na Região Noroeste da capital. A estrutura está montada na Praça da Feira, na Rua JC-1 com Avenida do Povo e Rua da Divisa, entre o Jardim Curitiba e a Vila Mutirão, e oferecerá dezenas de serviços à população até o próximo domingo (23).

Entre os atendimentos disponíveis durante esta semana estão oportunidades de emprego e profissionalização, atendimentos de beleza para mulheres, atendimentos administrativos para emissão de documentos, distribuição de mudas e consultas veterinárias gratuitas. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) trabalham na revitalização de ruas, avenidas e praças da região.

Serviços voltados para a mulher

A partir de quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) disponibilizará serviços gratuitos de beleza às mulheres, além de cadastros para cursos gratuitos e orientação jurídica e psicológica.

A Secretaria da Mulher está fazendo as inscrições durante os mutirões e levará o curso em cada região de Goiânia, facilitando a locomoção das mulheres e, consequentemente, evitando o abandono durante o curso. As atividades já fazem parte da rotina da pasta, que desde o início do ano já fez mais de 30 mil atendimentos nos bairros da capital goianiense.

Emprego e profissionalização

O Sedec/Sine também iniciará na quarta (19) com oferta de mais de 3500 vagas de emprego, inscrições em mais de 200 vagas dos cursos de qualificação, cadastro no Sine, carteira digital de trabalho, dentre outros serviços.

Além das oportunidades de vagas de emprego, o Sine também oferece cursos de profissionalização. Na última semana, o Sine Móvel percorreu ruas e avenidas da região anunciando a disponibilidade de 48 vagas para os cursos de alongamento de unhas e modelagem e henna de sobrancelhas, com turmas pela manhã e à tarde. Todas foram preenchidas e as turmas serão iniciadas na próxima quarta (19), com a entrega de certificados prevista para o domingo (23).

Atendimentos administrativos e de saúde

A partir de quarta (19), as equipes do Mutirão iniciarão também os atendimentos relacionados ao CadÚnico, habitação e escrituras. No sábado (22) haverá atendimento das 8h às 16h e no domingo (23) das 8h às 12h.

No Mutirão, serão oferecidos serviços do Atende Fácil, dentre eles os relacionados à Sefin, como parcelamentos, revisões e negociações; da Mobilidade, como recursos, defesa prévia e cartões especiais; da Seplanh, como certidões e Alvará Fácil; Habitação, com informações sobre plantas populares e cadastro habitacional; Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, com acolhimento, Central de Libras e Emissão de ID Jovem, dentre outros; Sedhs, com orientações sobre serviços e programas dos Cras e CadÚnico; e outros relacionados à Sedec, Junta Militar, Procon Municipal; Guarda Civil Metropolitana; Educação.

Na área da Saúde, serão ofertadas consultas médicas em diversas especialidades, vacinação, testagem para Covid-19 e exames. Os pets de pequeno porte da população de baixa renda (CadÚnico) terão acesso a consultas. Cães e gatos também podem ser vacinados com a Antirrábica. O Meio Ambiente distribuirá mudas medicinais e do Cerrado, enquanto o Esporte garante a diversão com modalidades como tênis de mesa e aulas de dança.

Também serão feitos cadastramentos relacionados ao transporte público, como os cartões especiais criados pela Prefeitura de Goiânia. As pastas da Cultura, Políticas para as Mulheres,Turismo e Lazer, Comurg, Seinfra, Segov e GoiâniaPrev também marcam presença com serviços diversos. Durante o Mutirão, a população também confere o Podcast “Tô no Mutirão”, com entrevistas e participações especiais.

Infraestrutura

Ao longo da semana, a Seinfra realiza serviços de revitalização de ruas, avenidas e praças da região. As equipes trabalham ainda na manutenção, recuperação e limpeza de bocas de lobo, poços de visita e rede de drenagem dos bairros, além da manutenção da iluminação pública. Inclusive, já foram feitos o arruamento e colocação de fresado na Avenida Noroeste e nas Ruas JK 01, JK, 02, JK 12, JK 13 e JK 17, por serem as principais rotas de transporte escolar do Residencial JK.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.