30 de maio de 2024
Cidades

300 toneladas de lixo são retiradas por mês de bueiros em Goiânia

Cerca de 300 toneladas de lixo são recolhidas por mês dentro de bueiros em Goiânia, segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

De acordo com a pasta, são encontradas embalagens plásticas, vidros, garrafas pet, entulho de construção e até eletrodomésticos. “Já foi encontrado até vaso sanitário”, afirmou o secretário Dolzonan Matos.

“É preciso lembrar que todo lixo descartado irregularmente nas ruas vai parar dentro dos reservatórios e o resultado é o alagamento de ruas e avenidas da cidade, problema que está ligado diretamente à falta de conscientização de boa parte da população”, acrescentou o titular da Seinfra.

A pasta informa que faz trabalho diário de limpeza e desobstrução das boas de lobo, mas lembra que é necessária a ajuda da população.

Os serviços preventivos são realizados de forma rotineira durante todo ano e intensificados antes e durante cada período chuvoso. Em 2019, foram feitas limpezas em 27.579 bocas de lobo, uma média de 2.298 por mês, com a retirada de cerca de 3 mil toneladas de lixo.

“A limpeza é feita primeiro de forma manual, com a retirada de entulho pelos próprios servidores. Dependendo da situação do bueiro, a desobstrução pode ser feita com ajuda de um caminhão hidrojato que suga os resíduos quando a quantidade de lixo é maior”, destaca o diretor da Seinfra, Marcelo Torrubia de Oliveira. Um único bueiro entupido pode acarretar em um dia inteiro de trabalho”, explica.

A Seinfra dispõe de canais de comunicação para que o cidadão solicite serviços de infraestrutura, como limpeza de bocas de lobo, substituição de lâmpadas queimadas e remoção de entulhos, entre outros. As equipes podem ser solicitadas pelos telefones 3524-8363 e 3524-8373 ou WhatsApp (62) 98493 7229.


Leia mais sobre: / / / Cidades