Publicidade
Categorias: Economia
| Em 7 anos atrás

3ª Expopec será lançada no dia 6 de março em Goiânia

Compartilhar

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) sediará no dia 6 de março, às 10h30, o lançamento da 3ª Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec). Durante o evento de lançamento, serão apresentados dados sobre a pecuária goiana e a programação da Expopec 2018, que terá palestras, oficinas, demonstrações, vitrine da carne , exposição de animais, lançamento de produtos, equipamentos, máquinas, além de outras atividades. A exposição será realizada de 22 a 25 de março, no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, em Porangatu (GO).

A novidade deste ano é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar o volume de negócios efetuados em 2017, quando foram registrados R$ 30 milhões. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Publicidade

Colocar em pauta
Segundo o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, a pecuária, junto da agricultura, tem impulsionado a economia brasileira e do estado de Goiás. Dados divulgados na última quinta-feira, 1º de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovam isso, já que a agropecuária foi o setor que contribuiu para a alta do Produto Interno Brasileiro (PIB) brasileiro, que registrou aumento de 1%.

Publicidade

José Mário destaca que por causa de resultados assim e do trabalho que a pecuária desenvolve em Goiás, é importante realizar eventos que possam levar conhecimento, inovação e tecnologia, assim como abrir espaço para discussões sobre políticas públicas voltadas para a cadeia produtiva da carne – mercados bovinos, de aves, suínos e ovinos/carneiros. “Buscamos, por meio de toda a programação, discutir e colocar em pauta a pecuária de corte no Brasil e em Goiás. É a oportunidade de fortalecer ainda mais esse setor, que é tão importante para a economia do nosso país e do nosso estado”, destaca.

Publicidade

Importância do setor
O evento vai ocorrer na cidade de Porangatu, conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade. O município tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo leste do estado, Região de Campos Belos de Goiás.

Já a macrorregião central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos, ovinos e aves. Os membros destas cadeias produtivas da carne demandam novos conhecimentos, atualizações tecnológicas e profissionais para atender suas necessidades. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 31 milhões de cabeças de gado. O estado de Goiás ocupa hoje a 3ª posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 22,8 milhões de cabeças de gado. Já o estado do Tocantins conta com quase 8,6 milhões de cabeças de gado, ocupando a 11ª posição. Com relação ao rebanho suíno, Goiás é o 6º maior produtor com um plantel de aproximadamente 2 milhões de animais. O estado conta ainda com um rebanho aproximado de 140 mil ovinos (IBGE). Já na parte de aves, Goiás conta com um rebanho de aproximadamente 69 milhões de cabeças.

Publicidade
Publicidade