25 de abril de 2025
Festival gastronômico • atualizado em 15/04/2025 às 17:06

19ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza acontecerá de 5 a 8 de junho

O tema da edição do Festival Gastronômico de 2025 será "Tradição é a nossa história"
O Festival Italiano de Nova Veneza reúne gastronomia, shows culturais e musicais, danças típicas, artesanato, bebidas e o famoso baile de máscaras. Foto: Divulgação
O Festival Italiano de Nova Veneza reúne gastronomia, shows culturais e musicais, danças típicas, artesanato, bebidas e o famoso baile de máscaras. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Nova Veneza anunciou as datas da 19ª edição de um dos maiores festivais gastronômicos do Estado. O Festival Italiano de Nova Veneza de 2025 acontecerá entre os dias 5 e 8 de junho. O tema escolhido deste ano foi “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a nossa história, em Português).

O evento anual traz pratos típicos e atrações culturais da Itália, com uma imersão nas tradições italianas presentes na cidade conhecida como Capital Italiana de Goiás. No ano passado, o Festival atraiu 130 mil pessoas durante os quatro dias de festa, número recorde até então.

O Festival Italiano de Nova Veneza chega a sua 19ª edição, em 19 anos de realização. Ao menos 3,5 mil moradores trabalham na festa, que conta com shows culturais e musicais, danças típicas, artesanato, bebidas, o famoso baile de máscaras, além do carro-chefe do evento: a gastronomia.

Para a programação de 2025, a organização anuncia novidades. “Neste ano, haverá mais inovação no cardápio e na programação”, anuncia Maria do Carmo Basílio, coordenadora do evento.

A pequena cidade da Região Metropolitana da capital goiana é conhecida por ter a maior concentração de descendentes italianos na região Centro-Oeste. Os primeiros imigrantes chegaram ao município há 113 anos, no ano de 1912, e influenciaram significativamente o desenvolvimento local, deixando uma marca profunda em sua cultura.

Nova Veneza, que tem cerca de 10 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 60% deles descendentes, é reconhecida como a Capital Italiana de Goiás desde 2023 por meio de uma lei estadual.


Leia mais sobre: / / / / Cultura & Entretenimento