18 de abril de 2024
Intercâmbio • atualizado em 15/01/2024 às 13:48

19 músicos de Goiás são selecionados para o 12º Festival Internacional Sesc de Música, no RS

A partir desta segunda (15), músicos de Goiás se juntam com participantes outros estados e países para aperfeiçoarem suas técnicas
O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural. (Foto: Paulo Rossi/ Sesc RS).
O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural. (Foto: Paulo Rossi/ Sesc RS).

Goiás teve 19 músicos contemplados que estão representando o estado a partir de hoje (15), em um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 12º Festival Internacional Sesc de Música. 17 jovens músicos de Goiânia, um de Anápolis e outro de Trindade estão em Pelotas, no Rio Grande do Sul, para aperfeiçoar suas técnicas nos cursos de violino, violoncelo, clarinete, trompa, trombone tenor, percussão, canto lírico e choro.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades, que compartilharão seus conhecimentos com cerca de 400 alunos de vários estados brasileiros e países da América do Sul. Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá, ao todo, 63 apresentações gratuitas para a população.

As apresentações ocorrem em locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final. Alguns espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo site do evento.

O festival pretende incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.

No aspecto Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.


Leia mais sobre: / / / / / Variedades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019