18 de julho de 2024
Cidades

1º debate da OAB tem ataques à atual gestão e reforço da necessidade de inovação

Alexandre Caiado, Pedro Paulo de Medeiros e Lúcio Flávio.
Alexandre Caiado, Pedro Paulo de Medeiros e Lúcio Flávio.

A Fonte TV realizou neste domingo (11) o primeiro debate com os candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO). Participaram do evento os três candidatos: o atual presidente, Lúcio Flávio Paiva – OAB Pra Frente; Pedro Paulo de Medeiros – Por uma Nova Mudança; e Alexandre Caiado – OAB Pra Você.

Durante a apresentação, Lúcio Flávio atacou a antiga gestão, da OAB Forte, e destacou os avanços promovidos pela gestão que assumiu em 2016. Alexandre Caiado ressaltou as lutas desde à época da faculdade, com liderança no DCE: “Venho de uma luta classista de muitos anos. […] Hoje lutamos e defendemos a advocacia. Essa é a nossa história, sempre em defesa da classe que representamos”, disse. Pedro Paulo de Medeiros reforçou que a “Nova OAB” representa a real novidade. “Valorização da advocacia e respeito das prerrogativas vocês terão conosco”, afirmou.

Entre os temas sorteados para que os candidatos respondessem estavam a defesa das prerrogativas dos advogados, subseções, relacionamento da Ordem com a sociedade, cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), entre outros.

Lúcio Flávio comentou sobre os investimentos feitos nas subseções, que foi contestado por Pedro Paulo. Na tréplica, o atual presidente afirmou: “Na realidade, o que a advocacia do interior tem dito não é isso. Estão se sentindo acolhidos, atendidos, os cursos da ESA estão chegando a essas subseções, as 94 novas salas estão fazendo extrema diferença no dia a dia. Portanto, a realidade é bem diferente dessa que o senhor coloca. Se alguém lhe falou isso, não está frequentando a advocacia no interior, nem os cursos, nem os serviços”.

 Sobre relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Paulo reforçou que a instituição não deve ter partido, deve ser neutra para que consiga promover os direitos de toda a sociedade.

“O relacionamento que a OAB […] deve ser como prevê o estatuto e a Constituição Federal. Ou seja, a OAB se preocupar, sim, com o futuro da advocacia, das subseções e da sociedade como um todo. […] Sem as prerrogativas da advocacia sendo respeitadas, é impossível que a OAB consiga resguardar os direitos e garantias de toda a sociedade. E por óbvio, a OAB não deve começar a comentar temas, não deve ter lado, não deve ter partido, a OAB não tem viés ideológico. É nesse estado de neutralidade, nesse ponto de atendimento aos interesses da sociedade se colocando à disposição para acolher os direitos e garantias de todos e vê-los respeitados, adotando medidas contra o abuso do poder público é que a OAB Goiás e brasileira tem que se pautar e é isso que quero fazer em nossa gestão”, disse Pedro Paulo.

Sobre a Escola Superior da Advocacia, Alexandre Caiado prometeu que a entidade terá excelência em sua gestão.

“Nós estamos enxergando uma ESA que tem cobrado valores indignos à advocacia, e pago a conselheiros seccionais a questão de ministrar as aulas. Entendo que na nossa gestão nós não cobraremos esses valores que pode já existem os recursos necessários, não existe essa questão de uma coisa que não era cobrada e passar a ser cobrada. Essa é uma situação colocada inaceitável pela atual gestão. e quero dizer que terão professores de excelência, que trarão maior conhecimento para a advocacia, principalmente o estudante, o advogado que quer fazer seu concurso, terá sim espaço não só da ESA, mas também em nosso projeto de mais de mil baias de estudo, de biblioteca física e virtual para aqueles advogados que desejam aprimorar seus conhecimentos, porque eles estão inscritos na Ordem e estão pagando em dia suas anuidades, e esses serviços têm que ser fornecido para que atenda seu requisito básico para seu futuro na advocacia ou fora dela”, destacou Alexandre Caiado. 

{nomultithumb}

Veja debate:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1226013137565995%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia mais:


Leia mais sobre: / / / / / Cidades