26 de maio de 2024
Curiosidade

⁠Mutirão de Goiânia ⁠recebe exposição de animais taxidermizados do museu do Zoológico

Parceria do Zoológico com o Parque Mutirama busca levar conhecimento às pessoas, principalmente às crianças
Técnica de empalhamento visa preservar a pele e montar animais similares à realidade, mas que vai além da exposição. (Foto: Secult).
Técnica de empalhamento visa preservar a pele e montar animais similares à realidade, mas que vai além da exposição. (Foto: Secult).

Durante o 3º Mutirão de Goiânia de 2024, no Jardins do Cerrado 4, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Secult), abriu exposição de animais taxidermizados. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o processo de empalhamento e a importância da conscientização de preservação da fauna.

A responsável pelo espaço dos animais taxidermizados, Iris Ledo afirma que a parceria do Zoológico com o Parque Mutirama é importante para levar conhecimento às pessoas, principalmente às crianças. “É muito importante esse processo de empalhamento de animais que estão em risco de extinção, e aqui estão representados espécies da fauna do Cerrado, muitas delas em processo de extinção”, afirma.

Rita Figueiredo, servidora da Agetul destacou a importância do Zoológico em levar ao mutirão essa exposição, que desperta curiosidade e sempre atrai a atenção de crianças e adultos. “Esse tipo de exposição é extremamente importante, porque grande parte da população não entende a importância do Zoológico”, informou a servidora.

Essa parte dos animais taxidermizados é muito bonita, e aqui as pessoas têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre esse trabalho importante que o Zoológico faz, e que enriquece todo e qualquer mutirão que a gente tenha. Isso sem falar na recreação para as crianças. É a junção de ciência e lazer.

Rita Figueiredo

A técnica de empalhamento visa preservar a pele e montar animais similares à realidade, mas que vai além da exposição. O propósito é alertar e chamar a atenção para a necessidade de preservação das espécies. Paralelamente à exposição, a criançada participou de atividades recreativas.

O visitante Alex Gomes disse que a iniciativa, resultado da parceria do Zoológico com o Mutirama, é de grande relevância para levar conhecimento à população. “É importante expor animais que estão praticamente em extinção. É a primeira vez que vejo esse tipo de trabalho de empalhamento”, disse.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019