facebook

Em tempos de ataques cibernéticos, sempre é bom tomar cuidado ao usar a web. No dia a dia é muito comum empresas de diferentes portes usarem o Facebook para divulgar promoções e outros atrativos. No Dia das Mães tem “chovido” ofertas nas fanpages e links patrocinados. Isso requer cuidados.

Aproveitando desta importante data no comércio, cibercriminosos estão desenvolvendo páginas falsas no Facebook para induzir consumidores ao erro e aplicar golpes que causam prejuízos financeiros.

Segundo a PSafe, apenas nesta semana foram localizadas mais de 12 novas páginas na rede social que divulgam falsas ofertas de grandes marcas varejistas, como Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas.

“Hackers tendem a aproveitar datas comemorativas como o Dia das Mães – em que há uma maior predisposição das pessoas a realizarem compras online – para intensificar golpes virtuais e enganar os possíveis compradores. Se bem-sucedidos, podem ter acesso a dados pessoais, invadir contas e causar perdas financeiras”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

O golpe de phishing tem início em páginas que oferecem produtos com preços mais atrativos ao consumidor. Ao clicar no link das promoções, em vez do usuário ser encaminhado para o site oficial da empresa, ele é direcionado para uma página falsa contendo a oferta. Dessa forma, uma vez que a compra é efetuada, o cibercriminoso tem acesso aos dados bancários da vítima, que não receberá nada em troca.

Para evitar que a fraude seja descoberta por meio do contato direto aos canais oficiais dos varejistas, alguns criminosos orientam que usuários tirem possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio de mensagem privada na própria rede social.

Dessa forma, os próprios golpistas respondem aos consumidores, incentivando a efetividade da compra e impedindo que o esquema fraudulento seja desmascarado.

A saída neste caso, é fechar o link, e caso se interessar por determinado produto, acessar diretamente a página da empresa para realizar a compra.

Redação do DG com informações do site Techmundo

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA