ze eliton chapada


O governador em exercício, Zé Eliton, os ministros da Defesa, Raul Jugmann, e interino do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, sobrevoaram nesta quarta-feira (25/10) áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingidas por incêndio desde última terça-feira (17/10).

O governador em exercício determinou que Corpo de Bombeiros mantenha tropa em prontidão e anunciou que o Governo do Estado continuará empreendendo esforços. "Nosso maior desejo é que o combate seja eficaz neste importante bioma", declarou.

O ministro em exercício do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, afirma que “as linhas de incêndio já estão sendo controladas. As condições climáticas nos permitem atuar também à noite, ou seja, 24 horas por dia”.

O ministro Raul Jugmann disse que, se existem suspeitas de que o incêndio tenha sido provocado, “têm que ser investigadas”. Ele cita que “é crime federal, e os culpados precisam ser punidos, até para dar exemplo de que meio ambiente não se destrói, se cuida e se preserva”. Ele também colocou o Governo Federal à disposição. "É algo que envolve toda a comunidade", diz.

Desde sábado, por determinação de Zé Eliton, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás tem dado apoio às esquipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O governador em exercício agradeceu o empenho de todas as equipes que atuam no combate ao incêndio. "Contem com nosso total apoio", garantiu.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Carlos Helbingen, destacou a importância da integração de forças para solucionar esse tipo de questão. "Isso é fundamental", disse.

Também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima; o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski; o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, entre outras autoridades.

ze eliton chapada 2

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA