lula ebc 2Uma pesquisa inédita do Ibope, divulgada nesta quinta-feira (20) pelo jornal Estadão, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o presidenciável com o maior potencial de votos entre os nove nomes colocados pelo instituto.

De acordo com o estudo, 30% dos eleitores dizem que votariam nele com certeza, outros 17% afirmam que poderiam votar, números que se equivalem com os 51% que não votariam de jeito nenhum, considerada a margem de erro. Desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, a rejeição de Lula caiu 14 pontos.

A pesquisa Ibope foi realizada antes da divulgação da lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram Lula de corrupção, assim como tantos outros políticos.

Nesta pesquisa, o nome do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi testado pela primeira vez em uma eleição para presidente. Apesar de menos conhecido que os colegas de partido mencionados no estudo (Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra), Doria já tem 24% de eleitores potenciais, com um índice de rejeição menor que a dos concorrentes tucanos, que é de 32%.

Os principais nomes do PSDB diminuíram o potencial de voto. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam vota em Aécio Neves caiu de 44% para 22%. O potencial de José Serra caiu de 32% para 25%, e de Geraldo Alckmin foi de 20% para 22%. Já as taxas de rejeição aparecem todas superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.

A ex-ministra Marina Silva (Rede), também citada na pesquisa, sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Conforme o estudo, um terço dos eleitores a indicam como possível opção – há um ano eram 39%.

Vox Populi 

Na última terça-feira (18), a pesquisa Vox Populi apontou resultado semelhante ao da pesquisa Ibope. As intenções de voto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceram desde dezembro de 2016 até abril de 2017. O período de crescimento da popularidade do petista vai de encontro com o período em que foram realizadas delações premiadas por executivos e ex-executivos da Odebrecht referente à Operação Lava Jato. Ainda segundo o estudo, Lula foi apontado como o melhor presidente que o Brasil já teve. 

Leia mais sobre:

BUSCA