presidente do crp e palestrante ionara rabelo 2No mês em que se completam dois anos do maior acidente ambiental no Brasil, ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, Goiânia sedia importante evento sobre a atuação dos psicólogos antes, durante e após catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. O livro “O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática”, organizado por Olavo Sant’Anna Filho e Daniela da Cunha Lopes, será lançado no próximo dia 23 de novembro, às 18h30, no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro), localizado a Rua 147, nº 313, Setor Marista.

Após a tragédia de Mariana, que resultou na morte de 19 pessoas, a rede de saúde mental do município mineiro tem registrado uma média de 500 atendimentos por mês só entre a população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, operada pela Samarco.

“Casos de depressão, ansiedade, abuso de remédios, álcool e drogas, além do isolamento social, têm sido recorrentes entre as pessoas afetadas diretamente pela tragédia”, destaca a neuropsicóloga e diretora do Nepneuro, Marina Nery Barbosa. “Por isso é salutar a discussão sobre o papel dos psicólogos nesses eventos adversos. Infelizmente, aqui em Goiânia, também temos um exemplo, o acidente com o césio 137, que completou recentemente 30 anos. Sabemos quão importante é a atuação dos profissionais da área de saúde mental para tentar minimizar os traumas psicológicos das vítimas”, complementa.

De acordo com a diretora do Nepneuro, além de um capítulo que pormenoriza o trabalho psicossocial desenvolvido junto aos atingidos no desastre da barragem de Fundão, o livro traz também, em sua segunda parte, outros relatos de casos, como a tragédia na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, e o terremoto em Caraíbas, em Minas Gerais. “Já a primeira parte é dedicada aos fundamentos teóricos da psicologia em situações de emergências e desastres”, informa.

PALESTRA

A sessão de autógrafos será antecedida por palestra ministrada em conjunto por um dos organizadores do livro, Olavo Sant’Anna Filho, e pela presidente do Conselho Regional de Psicologia, Ionara Vieira Moura Rabelo, que tem um capítulo assinado na obra sobre a atenção psicológica em conflitos armados e desastres naturais.

O evento começa às 18h30 e tem como público alvo psicólogos, professores, estudantes e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil. Para participar da palestra é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA