Atenção com as promoções na Black Friday (Foto: Reprodução Internet)
black friday
A especialista em finanças pessoais Carol Sandler lança o livro "Detox das Compras - Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro" nesta quarta, 22, em São Paulo. A pedido da reportagem, ela dá cinco dicas para a se defender das compras por impulso e do consumismo em épocas de muitas ofertas.

1- Faça uma lista do que você precisa comprar. Somos impulsivos por natureza. Sem organização, não dá para resolver. Depois da lista, estabeleça um orçamento para a sua lista.

2- Gaste com consciência. Vale se perguntar: será que eu preciso disso, não tenho nada parecido ou que exerça a mesma função? Eu realmente gosto disso ou tenho visto tantas pessoas com isso que passei a querer?

3- Combata o impulso. Dê ao menos dez minutos de pausa quando sentir impulso de comprar. Muitas vezes, quando você compra por impulso, chega em casa e nem se lembra do que comprou. Se você esperar dez minutos, pode ser que se esqueça do que queria tanto.

4- Não parcele. É difícil dizer isso num país como o Brasil, porque virou um traço cultural parcelar. Mas o melhor é juntar o dinheiro para fazer a compra que você planejou. Usar o limite de crédito para as compras de supermercado é preocupante. Financiamento para comprar uma casa é saudável, para empreender, também. Mas para custear consumo, não tem sentido.

5- Fuja dos baratinhos. São dois gastos: comprar e comprar o substituto. Saiba que alguém está pagando pelo preço baixo. É mão de obra escrava ou mal remunerada. Material de baixa qualidade. Combata os descartáveis.

(FOLHA PRESS)

(FOLHA PRESS)

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA