cantora bjork

A cantora islandesa Björk enviou uma mensagem aos catalães, que no domingo (1) votaram em um plebiscito por sua independência da Espanha.

Ela compartilhou um vídeo de sua canção icônica "Declare Independence" (declare independência, em inglês), dedicando-a a este território -a consulta foi considerada ilegal por Madri, mas teve 90% de votos pelo "sim" e comparecimento de 42% dos eleitores.

Björk lançou "Declare Independence" em 2007 e já utilizou essa mesma canção para apoiar o separatismo na Groenlândia e nas Ilhas Faroë, da Dinamarca.

A islandesa também ofereceu sua voz ao Tibete, cantando essa música na China, desafiando pedidos expressos de que não o fizera. Foi ainda o caso da consulta separatista da Escócia em 2014, derrotada nas urnas. É sua mensagem política recorrente.

Em "Declare Independence", Björk pede aos povos que "ergam suas próprias bandeiras" e "criem suas próprias moedas". "Declare independência! Não deixe que eles façam isso com você!", ela grita, entre sons metálicos. (Folhapress)

Leia mais:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA