vitti outubro rosa 


O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), incorporou ao calendário oficial do Legislativo goiano a Campanha Outubro Rosa, que destina ao combate e prevenção do câncer de mama. Neste mês de outubro uma série de eventos marca a adesão da Assembleia à campanha, que inclui exposições, palestras, debates e arrecadação de material para doação à Associação de Combate ao Câncer de Goiânia. "Todos as deputadas, deputados e servidores da Assembleia estão engajados na Campanha Outubro Rosa, que é uma ação fundamental para prevenção do câncer de mama" disse Vitti.


Nesta quarta-feira (18), no auditório Solon Amaral, uma mesa-redonda composta pelo deputado Francisco Júnior (PSD),  presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional de Goiás, Rosemar Macedo, pelo presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, Paulo Moacir e pelas empresárias Danila Guimarães e Marie Proffit debateu o combate e a prevenção do câncer de mama. Antes, o presidente José Vitti recebeu os participantes do evento no gabinete da presidência. 

A médica mastologista Rosemar Macedo fez um apelo aos parlamentares e pediu o apoio de todos no esforço para a redução da mortalidade por câncer de mama. “Todo ano a Campanha Outubro Rosa acontece e não vejo redução nos casos de câncer de mama no Estado de Goiás. Precisamos avançar. As minhas pacientes do Sistema Único de Saúde passam por muitas dificuldades para conseguir o tratamento ideal”, ressaltou a médica. 

Rosemar Macedo explicou ainda que o grande problema do câncer de mama é, além do número altamente expressivo, o acesso da mulher ao diagnóstico e ao tratamento. “Quando eu consigo trazer para uma discussão a importância de que esse acesso seja em tempo adequado, que não atrase a entrada dessa mulher a nenhuma das etapas do diagnóstico ao tratamento, acredito que podemos ter frutos melhores do que nós já temos hoje, do ponto de vista de curabilidade desse mal", afirmou, destacando também a importância do autoexame e da mamografia. 

Presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), o médico Paulo Moacir de Oliveira Campoli falou sobre o objetivo da campanha Outubro Rosa e da necessidade do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama. “O propósito do Outubro Rosa é justamente é sensibilizar as mulheres para o tema e divulgar a importância de realizar a prevenção do câncer de mama”.

“Infelizmente a maior parte dessa doença é diagnosticada em fase avançada. O que, muitas vezes, limita bastante as possibilidades de cura. A importância da detecção do câncer de mama está justamente nesse aspecto: se a mulher for diagnostica precocemente, ela poderá conseguir um bom resultado no tratamento e ser curada”.

Campioli afirmou que a prevenção significa fazer o autoexame da mama e, dependendo da idade, fazer também a mamografia. “São dois procedimentos simples, que muitas vezes detecta a doença em sua fase inicial, o que amplia muito a possibilidade de cura.”

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA