logomarcadiariodegoias2017

Secretário de Trânsito, Fernando Santana. (Foto: Samuel Straioto)
fernando santana smt

Após a implantação do sistema de videomonitoramento no Parque Vaca Brava, que autua motoristas e condutores que cometem infração de trânsito na região, a Prefeitura de Goiânia planeja o início da operação de fiscalização em diversas outras áreas da capital. A próxima a ser inaugurada será do Corredor Universitário, na Avenida 10.

“Já estamos no momento com o Corredor Universitário praticamente pronto, que liga a Praça Cívica até a Praça da Bíblia. Temos mais dez câmeras que estão sendo finalizadas para entrar em operação. Temos o Aeroporto, já temos câmeras colocadas sendo testadas, inclusive com a qualidade de imagem que é transmitida para a nossa Central de Monitoramento. Vamos fazer na 44 em parceria com a Associação dos Empresários. Vamos fazer em Campinas, mas vamos também levar esse serviço em Goiânia como um todo”, explicou o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana.

Em entrevista à Rádio 107,3 FM, o secretário informou que administração municipal também prevê um convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) para que as câmeras que fazem o monitoramento de Goiânia por parte do Estado sejam compartilhadas. Segundo Fernando, ao todo são 300 câmeras instaladas que poderão trazer resultados positivos caso seja efetivada a parceria.

“O monitoramento é acompanhado em tempo real e é gravado. Temos uma Central de Monitoramento onde os agentes ficam acompanhando as imagens, até mesmo porque ele vai identificando aquela imagem que precisa ou não ser gravada, registrada, que é o caso da infração. Vamos supor que ele vê um motorista sem o cinto de segurança, ele dá um zoom e busca a imagem com perfeição para poder fotografar e emitir o auto de infração. São vistas de imediato”, disse.

Aeroporto Santa Genoveva

Em relação à fiscalização da região do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, o secretário destacou que foi uma solicitação feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No local também será realizado novo estudo para identificar falhas, como a possibilidade de ter excessos de proibição de estacionamento.

“Se você olhar o Aeroporto hoje, vê muita proibição de estacionamento e todo mundo estacionado lá. Está causando um transtorno no Aeroporto, às vezes o ônibus precisa chegar ali para descarregar um volume de pessoas e não consegue, são pessoas transitando de forma irregular ali. Então, vamos fazer um novo estudo no Aeroporto, até para limitar e identificar melhor essas áreas de proibição, porque pode estar tendo excesso de proibição lá, então vamos fazer um novo estudo para trazer uma adequação melhor e aí, sim, a partir desse momento as câmeras estarão monitorando para a gente poder trazer uma melhor organização”.

Fotossensores

Dentro das ações da SMT para fiscalização do trânsito de Goiânia estão sendo novamente implantados os fotossensores. Questionado por um ouvinte sobre o início do funcionamento dos equipamentos, Fernando Santana destacou que é importante observar se no local existe a placa “em teste”.

“O fotossensor que estiver com a placa ‘em teste’ realmente ainda está em teste, está funcionando, mas não está em operação definitiva. Tem uma parte muito grande já funcionando hoje, já autuando, mas deveremos entrar agora nos próximos dias com mais uma 180 faixas que deverão entrar em funcionamento definitivo. É bom observar porque se não tiver a placa ‘em teste’ é porque ele está funcionando. Temos já colocados e instalados em Goiânia como um todo, os novos pontos serão realmente espalhados pela cidade, região norte, sul, leste, na Perimetral Norte, Goiânia 2, setor Sul, setor Pedro Ludovico. Vamos liberar pontos distintos. Inicialmente nós liberamos os corredores, os pontos onde tem uma sequência maior de fotossensores. Mas é bom observar bem essa questão da placa”, concluiu.

Leia mais:

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

Reportagem Especial

TVDG

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH