cemiterio santana

A Prefeitura de Goiânia vai manter os serviços da administração municipal em regime de plantão durante o feriado de Finados, nesta quinta-feira, 2. O expediente dos funcionários encerra-se nesta quarta-feira, 1º, e será retomado na segunda-feira, 6. Os trabalhos que exigem atendimento e regime de plantão permanente não terão o funcionamento alterado.

Assistência Social

Durante o feriado de Finados a prefeitura realiza os últimos preparativos nos quatro cemitérios públicos da capital - Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade - para o Dia de Finados, 2 de novembro. Os cemitérios estarão abertos das 6h às 19 horas e a previsão é que mais de 400 mil pessoas visitem os quatro cemitérios públicos.

Para dar mais conforto, segurança e fluidez às famílias que irão visitar os túmulos dos entes queridos, a Secretaria Municipal de Assistência Social responsável por administrar os cemitérios disponibilizará cadeiras de rodas em todos os cemitérios públicos para facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida aos jazigos.

Aproveitando o número de público esperado para o dia, o órgão realiza a campanha de conscientização sobre a necessidade de preservação dos túmulos nos cemitérios Santana e Parque. Serão distribuídos panfletos à população esclarecendo que a manutenção, reforma, embelezamento e asseio dos jazigos são de responsabilidade da família.

No 1º, às 19h, a Semas abrirá as celebrações às memórias de finados, com Missa Cantada pelo cantor lírico Pedro Oliveira na Basílica Menor Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas).

Já no dia 2, às 10h, haverá no cemitério Santana Exposição de Fotografias de arte Tumular de Caio Gallucci. Na ocasião, serão executadas obras líricas com o quarteto de cordas do Instituto Gustav Ritter, sob coordenação do diretor Edimar Carneiro. Também será oferecido o serviço gratuito de aferição de pressão arterial aos visitantes.

Outros serviços

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorre as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado. 

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Saúde

Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia durante o feriado do Dia dos Finados, não ficará sem assistência médica. Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco, onde as situações mais graves são priorizadas.

O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressores. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Unidades de saúde 24 horas:
- Cais Amendoeiras
- Cais Jardim Novo Mundo
- Cais Chácara do Governador
- Cais Jardim Guanabara III
- Cais Cândida de Moraes
- Cais Finsocial
- Ciams Novo Horizonte
- Cais Campinas
- Cais Deputado João Natal
- Cais Bairro Goiá
- Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia - Crof
- Hospital e Maternidade Dona Iris
- Maternidade Nascer Cidadão
- Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
- Ambulatório Municipal de Queimaduras (Núcleo de Queimaduras agora funcionando dentro do Cais Campinas)
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste

Comurg

Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Guarda Municipal

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município - como escolas, parques e unidades de saúde - continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, que intensificará a partir desta quarta-feira, 1° de novembro, o patrulhamento nos cemitérios públicos municipais. A ação vai durar até o dia 03 , período de grande movimentação de visitantes. O objetivo é resguardar a segurança interna e externa destes locais, prevenindo contra pequenos delitos. Os guardas também estarão preparados para auxiliar a população durante a visita.

Transporte coletivo

No período do feriado, ônibus vão circular com planilhas especiais na região metropolitana de Goiânia. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo durante o feriado. Para atender à população neste período, a CMTC determinou que o serviço seja reforçado com viagens extras, que devem ser colocadas em circulação caso haja necessidade.
A população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e whatsapp 9943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.

Lazer

Como há anos anteriores o Zoológico de Goiânia não terá expediente nesta quinta-feira, 02. Voltando normalmente na sexta-feira, 03, das 8h30 às 17h, a entrada é R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça.

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA