Neste fim de semana, sábado, 30 de setembro, e domingo, 1º de outubro, os donos de animais podem procurar o Mutirão da Prefeitura para vacinarem seus bichinhos contra a raiva. A frente de serviços da gestão do prefeito Iris Rezende ocorrerá na Praça George Washington, localizada na Avenida New York, no Jardim Novo Mundo. Além do Mutirão, segundo a Diretoria de Vigilância em Zoonoses, a Campanha de Vacinação segue até o dia 6 de outubro nos Distritos Sanitários de Goiânia. 

Com a meta de vacinar 200 mil cães e gatos da Capital, a campanha até o momento alcançou 166.733 animais. “A participação da população é fundamental para manter a raiva sob controle”, destaca Gildo de Paula, gerente de Vigilância em Zoonoses. 

De acordo com a gerente de Controle Populacional da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Catarina Rates, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão vacinando os animais também nas residências. “Para os donos que possuem um número maior de animais e solicitaram a vacinação em domicílio, durante o sábado, 23, agentes estão realizando a aplicação de doses in loco”, conta.

Dados
Entre janeiro e agosto deste ano, conforme dados da secretaria, o canil da Vigilância em Zoonoses monitorou 124 animais suspeita da doença, que é transmitida por mamíferos. O vírus ataca o sistema nervoso e tem letalidade de quase 100%. No ciclo urbano, a raiva pode ser eliminada por meio da prevenção.

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA