Iris deu posse a novos secretários nesta terça (19). Foto: Samuel Straioto
iris posse secretarios

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende deu posse aos novos secretários de Finanças, Alessandro Melo da Silva, de Assistência Social, Robson Azevedo, e na SMT de forma efetiva e não mais interina, Fernando Santana. Na área de Finanças, o ex-secretário Oseias Pacheco, sai em um momento difícil da administração municipal, com queda na arrecadação de impostos e uso de recursos de multas de trânsito para completar o pagamento da folha salarial. Iris cobrou maior eficiência na área financeira.

“Eu entendo que ele vai colocar na área de finanças todo seu conhecimento e entusiasmo para fazer que a prefeitura recupere e saia dessa situação dolorosa que vive. Eu assumi a prefeitura com dívida de R$ 600 milhões com prestadores de serviços e um déficit de R$ 31 milhões. Nosso trabalho foi de ajustar a máquina”, explicou o prefeito.

Iris disse que a área de Finanças ainda não aproveitou a tecnologia. Iris solicitou que sejam evitados gastos desnecessários, aperfeiçoar nosso sistema de arrecadação, evitar sonegação. Enfim, ajustar as finanças da prefeitura.

O novo secretário de Finanças, Alessandro Melo da Silva, preferiu falar pouco. Ele disse que mesmo já integrando a administração municipal, na Unidade de Coordenação do Plano de Ação Goiânia Sustentável (UCPA), ainda é preciso conhecer o andamento na área financeira da prefeitura para que depois possa apresentar o que pretende fazer.

Questionado pelo Diário de Goiás sobre o momento financeiro da prefeitura, que até recursos de multas da SMT e do PROCON foram usados para quitar a folha salarial, Alessandro Melo saiu em defesa do ex-secretário disse que a medida foi legal, em que o Executivo pode remanejar até 30 % da receita.

“É uma previsão legal. Não tem nada de errado no que ele fez. A gente para chegar num ponto para dizer que as receitas estão ou não equilibradas precisamos desenvolver um estudo para apresentar soluções do ponto de vista do equilíbrio financeiro", afirmou.

Assistência Social

Na SEMAS assumiu Robson Azevedo. Ele foi questionado sobre o grande número de pessoas em situação de rua. Em específico foi questionado pela reportagem do Diário de Goiás sobre o abandono na área social na Praça do Trabalhador. Moradores de rua tem usado a antiga Estação Ferroviária para abrigo. No local, vários furtos ocorrem a qualquer momento do dia e também há uso de drogas. O novo secretário prometeu providências.

“É perfeitamente possível da condição de vida digna para as pessoas que ali circulam. Não pode ficar daquela forma. O prefeito já anunciou que ali será feito um trabalho de reestruturação. O projeto é chamar as pessoas para a realidade, simplesmente tirar das ruas não adianta, o importante é mostrar um caminho”, ressaltou Robson Azevedo.

Trânsito

O prefeito Iris Rezende também confirmou Fernando Santana como titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). Ele já vinha ocupando o cargo desde a saída de Felizberto Tavares.

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA