Mesmo no período mais seco do ano, a diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza ações da Operação Cata Pneus. Nesta quarta-feira, 30, a partir das 8 horas, agentes de combate a endemias se reunirão no ponto de recolhimento na Praça do Esporte do Setor Pedro Ludovico, para ação na região Sul da Capital. O evento faz parte do cronograma de atividades do segundo semestre de 2017.

Até dezembro, as ações da Operação Cata Pneus devem ocorrer todas as quartas-feiras em diferentes bairros de Goiânia. O intuito da Prefeitura é recolher os materiais que poderiam servir de criadouros para o Aedes aegypti. “Nosso objetivo é combater os focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância de evitar que ele encontre locais para procriar”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo.

Quem tiver pneus inservíveis em casa ou em estabelecimento comercial próximo ao local deve levá-los ao ponto de encontro para que seja feito o descarte adequado pela equipe da Zoonoses. O material recolhido durante a operação é encaminhado para um ambiente seguro para evitar que acumule água e sirva de criadouro para o vetor da dengue, Zika e Chikungunya.

O descarte irregular de materiais como pneus é um problema para a saúde pública por ser tratar de um criadouro em potencial para proliferação do Aedes aegypti. Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano já foram notificados 27,4 mil casos de dengue e 2,5 mil de Zika na Capital. “Apesar da SMS realizar ações de combate ao Aedes periodicamente, a participação da população é fundamental para reduzirmos os casos de doenças causadas pelo mosquito”, alerta Robson Azevedo.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA