logomarcadiariodegoias2017

fase grupos

ALEX SABINO, ENVIADO ESPECIAL
LUQUE, PARAGUAI (FOLHAPRESS) - Com 15 times entre eles, brasileiros e argentinos vão protagonizar confrontos em cinco dos oito grupos da Copa Libertadores. O sorteio aconteceu nesta quarta-feira (20), em Luque, no Paraguai.
Computadas as equipes nas fases preliminares, serão oito brasileiros e sete argentinos no mais importante torneio sul-americano.

O Palmeiras vai voltar a enfrentar o Boca Juniors na Libertadores depois de 17 anos. Na semifinal de 2001, os argentinos levaram a melhor, nos pênaltis, no Palestra Itália. A partida é considerada a melhor da carreira do meia Juan Román Riquelme. No ano anterior, os clubes haviam se encontrado na decisão e o Boca também venceu na disputa de pênaltis.

"A gente está preparado para qualquer coisa. Do jeito que foi configurado o sorteio, temos de esperar um grupo difícil", avisou o presidente Maurício Galiotte. O Palmeiras não foi um dos oito cabeças de chave determinados pelo ranking da Conmebol.

Ao lado de Palmeiras e Boca Juniors no grupo 8 também estão o Alianza Lima (PER) e uma equipe que sairá das fases eliminatórias. Isso pode tornar a chave ainda mais difícil porque este rival pode ser, entre outras possibilidades, o Olimpia (PAR) ou o Junior Barranquilla (COL).

Classificado para a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, o Santos está naquele que é potencialmente o "grupo da morte". É certo que o time paulista enfrentará o Estudiantes (ARG) e o Real Garcilaso (PER). Dos playoffs sairá o último integrante e entre os candidatos estão Banfield (ARG), Chapecoense e Nacional (URU).

"O sorteio vai ser duro. É preciso ter muita sorte para que a gente não tenha adversários de peso", constatou o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, antes do sorteio.

O Grêmio conseguiu. O atual dono do troféu vai jogar contra Cerro Porteño (PAR), Defensor (URU) e Monagas (VEN).

O Corinthians, não. No grupo 7, o vencedor do Campeonato Brasileiro vai a Buenos Aires enfrentar o campeão da Copa Sul-Americana, Independiente. Também terá o Millonarios (COL) e Deportivo Lara (VEN).

Haverá também Brasil x Argentina no Grupo 4 (Flamengo x River Plate) e no 5 (Cruzeiro x Racing). Nesta chave também pode haver a presença do Vasco, se o clube carioca passar por duas fases eliminatórias.

A Libertadores de 2018 será a última do atual contrato de televisão. Antes do sorteio, o presidente da Conmebol reforçou que o novo acordo, válido por três anos a partir de 2019, vai pagar US$ 1,4 bilhão. No próximo ano, quem for campeão vai embolsar, no total, R$ 35,2 milhões.
A fase de grupos tem início previsto para o dia 27 de fevereiro. É esperado que o último jogo desta fase aconteça no dia 24 de maio.

ESTÁTUAS

Antes do sorteio, a Conmebol apresentou estátuas em tamanho real de Pelé e Maradona, que serão colocadas no museu da entidade, em Luque.

A estátua de Maradona foi revelada por Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação do Futebol Argentina). A CBF foi representada pelo presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, que também é diretor de Coordenação da entidade nacional.

Banido por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero estava impedido de participar da cerimônia. Ele também não sai do país desde 2015.

Del Nero é investigado pela Justiça americana por suspeita de fraude. Seu antecessor na CBF, José Maria Marin, passa por julgamento em Nova York.

Em audiência, delatores de corrupção na Fifa afirmaram que Marco Polo Del Nero recebeu propinas quando era vice-presidente da CBF. O empresário J. Hawilla apresentou gravações onde negociava com Kleber Leite, dono da agência Klefer, o pagamento de propinas para os ex-presidentes Marin e Ricardo Teixeira e para o atual mandatário, afastado pela Fifa, Marco Polo Del Nero.

CONFIRA TODOS OS GRUPOS

GRUPO 1
Grêmio
Cerro Porteño (PAR)
Defensor (URU)
Monagas (VEN)

GRUPO 2
Atlético Nacional (COL)
Bolívar (BOL)
Colo Colo (CHI)
Delfín Sporting (EQU)

GRUPO 3
Peñarol (URU)
Libertad (PAR)
The Strongest (BOL)
Atlético Tucumán (ARG)

GRUPO 4
River Plate (ARG)
Emelec (EQU)
Flamengo
G1

GRUPO 5
Cruzeiro
Universidad de Chile (CHI)
Racing (ARG)
G3

GRUPO 6
Santos
Estudiantes (ARG)
Real Garcilaso (PER)
G2

GRUPO 7
Corinthians
Independiente (ARG)
Millonarios (COL)
Deportivo Lara (VEN)

GRUPO 8
Boca Juniors (ARG)
Palmeiras
Alianza Lima (PER)
G4

PRIMEIRA FASE
Montevideo Wanderers (URU) x Olimpia (PAR)
Macará (EQU) x Deportivo Táchira (VEN)
Oriente Petrolero (BOL) x Universitário (PER)

SEGUNDA FASE
C1: Macará ou Deportivo Táchira x Independiente Santa Fe (COL)
C2: Chapecoense x Nacional (URU)
C3: Oriente Petrolero ou Universitario x Jorge Wilstermann (BOL)
C4: Carabobo (VEN) x Guaraní (PAR)
C5: Montevideo Wanderers ou Olimpia x Junior Barranquilla (COL)
C6: Universidad Concepción (CHI) x Vasco
C7: Banfield (ARG) x Independiente Del Valle (EQU)
C8: Santiago Wanderers (CHI) x Melgar (PER)

TERCEIRA FASE
G1: C1 x C8
G2: C2 x C7
G3: C3 x C6
G4: C4 x C5

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

BUSCA