A Federação Goiana de Futebol (FGF) apresentou a tabela do Campeonato Goiano 2018. A competição no dia 17 de janeiro e término no dia 8 de Abril, com a realização de 76 partidas ao todo. A rodada de abertura do campeonato terá cinco jogos, quatro no dia 17, quarta-feira e um no dia 18, quinta-feira:

17/01 – Quarta-feira

Aparecidense x Goiás – Aníbal Batista de Toledo
Grêmio Anápolis x Anapolina – Jonas Duarte
Itumbiara x Atlético – JK
Vila Nova x Iporá – Serra Dourada

18/01 – Quinta-feira

Anápolis x Rio Verde – Jonas Duarte

Fórmula de Disputa

A fórmula de disputa do Campeonato Goiano 2018 será semelhante aos últimos anos. Na 1ª Fase as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, com os times do Grupo A jogando contra as equipes do Grupo B, no 1º e 2º Turnos. No 3º Turno os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos.


GRUPO A                                                                GRUPO B
Goiás EC                                                                 Vila Nova FC
Atlético CG                                                              AA Aparecidense
Iporá EC                                                                  Itumbiara EC
EC Rio Verde                                                          Anápolis FC
AA Anapolina                                                          Grêmio E Anápolis

O critério de divisão dos grupos seguiu critérios técnicos, de acordo com o desempenho dos clubes no Goianão 2017. O Grupo A será formado pelo campeão, 4º colocado, 5º colocado, 8º colocado e vice-campeão da Divisão de Acesso, portanto, Goiás, Atlético, Iporá, Rio Verde e Anapolina; o Grupo B terá o vice-campeão, 3º colocado, 6º colocado, 7º colocado e campeão da Divisão de Acesso, portanto, Vila Nova, Aparecidense, Itumbiara, Anápolis e Grêmio Anápolis.

O primeiro colocado de cada grupo se classifica para a Fase Semifinal, juntamente com os dois outros clubes melhores colocados entre todos os participantes, independentemente de grupo. Os confrontos da Semifinal ocorrem em jogos de ida e volta entre o detentor da melhor campanha contra o clube de 4ª melhor campanha na primeira fase e 2ª campanha x 3ª campanha, independentemente da posição no grupo.

O clube de melhor campanha na 1ª Fase tem a vantagem de decidir a segunda partida com mando de campo. Em caso de igualdade de pontos e gols, a classificação à Final será decidida nos pênaltis. A Final será realizada em jogos de ida e volta, em que a equipe com melhor campanha em todas as fases da competição terá a vantagem do mando de campo na segunda partida. Em caso de igualdade de pontos e gols, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2018 os dois clubes de pior campanha entre os dez participantes, independentemente do grupo em que estejam. Os três primeiros colocados, ao término da competição, garantem vaga na Copa do Brasil em 2019. Os três melhores clubes colocados garantem vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2019, desconsiderando Atlético, Goiás e Vila Nova, que já possuem vaga nas outras Séries.

 

Fonte: Roberto Sampaio (FGF)

tabela goianao

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA