Espanha x Itália
espanha e italia

Em um jogo crucial pela liderança do grupo G das eliminatórias europeias para a Copa de 2018, a Espanha derrotou a Itália sem grandes dificuldades por 3 a 0 neste sábado (2), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e deu um passo importante à classificação para o Mundial.

Isco foi o destaque da partida ao anotar dois gols. Morata fechou o placar e decretou a primeira derrota dos italianos nas eliminatórias.

Com o triunfo, a Espanha chega aos 19 pontos e se isola na liderança da chave. A Itália está na segunda colocação, com 16 pontos, seguida pela Albânia (12 pontos). O primeiro de cada um dos nove grupos vai diretamente para a Copa, enquanto os oito melhores segundos colocados fazem um mata-mata para decidir os outros quatro classificados.

Restam apenas três jogos para o fim dessa fase. Para a Itália, fica difícil pensar em terminar na primeira colocação, pois terá que torcer por um tropeço da Espanha e ainda tirar saldo de gols, caso termine com a mesma pontuação (os italianos têm saldo de 11, enquanto os rivais, de 21). O detalhe é que os espanhóis pegam adversários teoricamente fracos nas três últimas rodadas (Liechtenstein, Albânia e Israel).

O técnico da Itália, Giampiero Ventura, armou um time ofensivo para a partida, com Immobile e Belotti no ataque e Candreva e Insigne pelas pontas. O treinador da Espanha, Julen Lopetegui, por sua vez, mandou a campo uma equipe sem um atacante central (Isco, Silva e Asensio formaram o trio de frente).

Com um time ofensivo, a Itália criou apenas duas boas oportunidades de gol, mas parou em De Gea. No primeiro tempo, o goleiro do Manchester United fez uma excelente defesa em cabeçada de Belotti. Depois do intervalo, apareceu bem em um chute de Insigne.

Com 11 minutos de jogo, a Itália já tinha dois cartões amarelos. O primeiro a receber a punição foi Verratti, que deu uma entrada sem necessidade em Busquets, no meio de campo. Depois Bonucci pegou Asensio na entrada da área. E foi justamente desta falta que saiu o primeiro gol dos espanhóis na partida.

Aos 13 min, Isco abriu o placar numa cobrança da entrada da área, sem chance para Buffon. O mesmo atacante -e o grande nome da partida- ampliou aos 39 min, com uma boa jogada e um chute forte da meia-lua, novamente fora do alcance do goleiro.

Depois da metade da segunda etapa, os italianos começaram a desistir e tudo ficou mais fácil para a Espanha. Carvajal teve uma grande chance após bela jogada de Isco, mas Buffon apareceu bem. Aos 32 minutos, Morata, que havia entrado no lugar de Iniesta, marcou o terceiro gol e fechou o placar.
Para terminar a fase na primeira colocação da chave, os italianos vão precisar torcer pelo menos por uma derrota da Espanha nos três próximos jogos.

Na próxima rodada do grupo G da eliminatória europeia, a Espanha visita o Liechtenstein, enquanto a Itália recebe Israel. Os dois jogos acontecem às 15h45 (de Brasília) da próxima terça-feira (5).

Veja outros resultados das eliminatórias europeias:

GRUPO D
País de Gales 1x0 Áustria
Sérvia 3x0 Moldova
Geórgia 1x1 Irlanda

GRUPO G
Albânia 2x0 Liechtenstein
Israel 0x1 Macedônia

GRUPO I
Ucrânia 2x0 Turquia
Finlândia 1x0 Islândia

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA