Da esquerda para a direita, Joan Lowell, Janet Gaynor e Mary Martin / Fotos: DivulgaçãoNas décadas de 30, 40 e 50, astros de Hollywood viveram no estado de Goiás. Pesquisadores pretendem resgatar parte desta história, que é pouco conhecida pelos goianos. Nos projetos estão a restauração das casas de Joan Lowell, estrela dos filmes de Charles Chaplin, Janet Gaynor, a primeira atriz americana a ganhar o Oscar e Mary Martin, a primeira atriz a interpretar, o Peter Pan. Todas as residências ficam localizadas na cidade de Anápolis, a 48 km da capital goiana.

filme a corrida do ouro

A viagem dos artistas começou na década de 30, quando a atriz norte americana, Joan Lowell, decidiu fazer uma viagem para conhecer a América do Sul. A atriz que ficou famosa nos Estados Unidos após estrelar no filme ‘A Corrida do Ouro’, de Charles Chaplin, se viu desiludida por conta do fracasso de seu último trabalho, o filme autobiográfico, ‘A Garota Ventura’, e por isso decidiu se aventurar em um transatlântico.

Durante a viagem, Joan Lowell conhece o capitão do navio, Leek Bowen. “Ele era um herói da 1ª Guerra Mundial, que estava no comando do navio. E lá tiveram um romance. Então chegando próximo ao Brasil, ele disse que queria morar no país por conta da marcha para o oeste de Getúlio Vargas”, conta o historiador e presidente do Instituto Profº Jan Magalinski, Jairo Alves Leite.

Ao chegar ao porto de Santos, a atriz decidiu ficar. Enquanto isso, o capitão seguiu viagem para levantar um capital financeiro, e só depois retornar ao país. “Como ela (Joan Lowell) era muito expansiva, ela estava aprendendo um pouco o português e disse que Leek era um engenheiro naval. Então, algumas pessoas indicaram que eles poderiam construir estradas no interior do Brasil, precisamente em Goiás”, conta o historiador.

A chegada em Goiás

Em 1937, o casal se mudou para a cidade de Jaraguá. Pouco tempo depois, a atriz adoeceu. Na época, a cidade de Jaraguá não tinha um bom sistema de saúde, foi quando o casal descobriu que em Anápolis, havia um bom hospital, o Hospital Evangélico. Joan e Leek passavam por dificuldades financeiras e por esse motivo pediram ajuda para o dono do hospital, o médico James Fanstone. A esposa do médico, Deise Fanstone, reconheceu a atriz dos filmes de Charles Chaplin, e o casal decidiu ajuda-los.

Por conta da falta de dinheiro do casal hollywoodiano, a família Fanstone cedeu uma chácara para que eles pudessem morar. Essa chácara ficava localizada na saída para Goiânia, onde atualmente está o Parque da Juventude, Onofre Quinan. Neste período, a atriz escreveu o livro “Terra Prometida” relatando sobre sua vida em terras anapolinas. Após enviar o livro para os Estados Unidos, diversos norte-americanos começaram a comprar terras em Anápolis.

faz joan foto raykaJoan Lowell passa a ajudar os anapolinos a vender terrenos aos estrangeiros, e por conta das comissões, consegue comprar uma propriedade. A fazenda onde a atriz morou, fica localizada próximo a Base Aérea de Anápolis. Atualmente, no local, funciona uma clínica de reabilitação e seus administradores desconhecem a história que já foi vivida ali. “Meu primeiro contato com ela (Joan Lowell) foi de negócios, ela ficava comprando produtos antigos. Meu pai pegou meu catri, que era a minha cama, para vender pra Dona Joana (Joan Lowell) e eu chorei muito. Ela usava calça, falava baixo. Ela falava na nossa língua mesmo, meio enrolado, mas falava” conta a aposentada, Claudimira Leite Bueno que conheceu Joan Lowell e atualmente mora em um loteamento que a atriz construiu. 

“Eu tenho muitas lembranças da Dona Joana, porque normalmente ela chegava na Praça Bom Jesus, e pegava sempre o meu carro. Ela tinha Anápolis como a terra dela”, lembra o taxista aposentado, Sebastião Martins de Oliveira.

 A chegada de novos artistas

janey gaynor“Dentre os estrangeiros que compraram terras aqui, destaca-se a Janet Gaynor. A primeira atriz norte americana a ganhar o Oscar, em 1929”, informa Jairo. Ela chegou em Anápolis na década de 50, onde comprou terras e construiu diversas casas em Anápolis, onde passava temporadas. A atriz enviou um telegrama para sua amiga e também atriz, Mary Martin, a convidando para conhecer Goiás. Mary, 

era muito famosa nos Estados Unidos, dentre os seus principais papéis, destaca-se, o primeiro filme do Peter Pan, onde ela interpreta o garoto. Seu filho, Larry Hagman, também ficou 

muito famoso no país, por conta do personagem vilão J.R. Ewing, do seriado Dallas, um dos seriados de maior sucesso e que foi reproduzido no Brasil ao longo da década de 80, pela Rede Globo.

Mary e seu esposo, o produtor Richard Halliday se apaixonaram pela cidade de Anápolis, e decidiram se mudar. O casal comprou uma fazenda, onde construíram uma casa, no estilo das casas de Beverly Hills. “Era uma casa tipicamente americana, todinha de tijolinho a vista, vitrais bem grandes, cercada de muitas flores. A casa era bem arrumada. A gente do interior não conhecia aquele tipo de casa. O quarto do 

mary peter pan

filho dela, tinha uma poltrona grande, armas de caçada na parede, rede de pescar, uma lareira...”, conta a escritora Myrian do Rosário, que morava em uma fazenda vizinha a de Mary Martin.

Frank Sinatra e Clark Gable

O casal fez diversos amigos durante o período que viveu em Anápolis. Entre eles, o casal José Caixeta e sua esposa Neide Rodrigues. A família de Neide, que morava próximo, trabalhou durante muitos anos na ‘Nossa Fazenda’, como era conhecida a propriedade dos norte-americanos. “Lá era muito reservado, não era qualquer pessoa que entrava. Ela recebia grandes amigos. Entre essas visitas foi o Frank Sinatra, Clark Gable (ator de ‘E o vento levou’), e outros artistas.” Conta José Vitor Caixeta Ramos, presidente do Sindicato Rural de Anápolis e atual proprietário da fazenda onde Mary Martin morou.

A tranquilidade de Anápolis

mary e richard

José Caixeta acredita que um dos motivos da grande permanência do casal na cidade era o sossego. “Seu Ricardo gostava muito de sossego. Acho que eles cansaram daquela vida muito agitada nos Estados Unidos” conta. O antigo amigo do casal ‘Dona Maria (Mary Martin) e Seu Ricardo (Richard Halliday)’, como José Vitor se refere, conta que a admiração pelos hollywoodianos não era apenas como artistas, mas pela bondade que o casal tinha.

Uma das histórias contadas por ele, é que a aliança utilizada em seu casamento, foi a dos amigos. “Dona Maria e Seu Ricardo foram testemunhas do nosso casamento. E na hora de trazer as alianças, a dama de honra havia perdido. Ela, muito prestativa, tirou sua aliança e a do Seu Ricardo e levou para o padre benzer. E foi com a aliança deles, que nos casamos”, relembra José Caixeta.

Recuperação

Atualmente, a antiga casa de Mary Martin, que foi palco de tantos encontros históricos na cidade, está à ruínas. O proprietário José Caixeta, lamenta o estado que a casa se encontra. Depois de Mary, ele foi o primeiro dono da fazenda, que a revendeu, e depois de algum tempo, a comprou de volta. “A gente tem um pouco de constrangimento de não ter aquilo ali conservado. Tornei a comprar pra trás com a intenção de recuperar, mas financeiramente fica muito inviável” lamenta. Ele também afirma que está disposto a negociar e doar a propriedade, se receber a asseguração de que ela se tornará um patrimônio histórico.

faz mary foto rayka

Jairo Leite destaca a importância das residências de Joan Lowell, Janet Gaynor e Mary Martin para a cidade de Anápolis. “Nós que trabalhamos com a preservação do patrimônio histórico, através do Instituto Jan Magalinski, pensamos em desenvolver um projeto para que aquelas casas possam ser resgatadas e restauradas. Mas para isso, demanda projetos. Elas são privadas e para a restauração, para que elas sejam de um uso cultural, demanda muito capital. Então pensamos em levar propostas para os seus proprietários, para que possam ser feitas as devidas restaurações e o resgate daquele bem histórico que o município tem” finaliza Jairo. 

Veja as fotos de como estão atualmente as fazendas onde as atrizes Joan Lowell e Mary Martin moraram em Anápolis / Fotos: Rayka Martins 

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA