passaporte

Todo mundo gosta de viajar ou sonha em fazer uma viagem, principalmente para fora do próprio país. Conhecer lugares e culturas diferentes é quase que necessário e bastante enriquecedor. No entanto, antes de preparar as malas para ir a alguns países é preciso tirar o passaporte e o visto. O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal e funciona como um Registro Geral em outros países. Já o visto, é a autorização que determinado país dá aos turistas para visitá-lo, permitindo a entrada legal de estrangeiros.

Mas você sabe como tirar o passaporte e o visto? O Diário de Goiás preparou um passo a passo para que não restem mais dúvidas e que enfim, possa ir correndo para o aeroporto.

Como fazer o passaporte:

O primeiro passo é ter em mãos a documentação necessária para tirar o Passaporte Comum para Brasileiros. Um documento de identificação e Título de Eleitor.

São aceitos como documento de identificação o Registro Geral (RG), carteira de motorista (junto com outro documento que prove o local de nascimento), passaporte brasileiro anterior ou carteira de trabalho e previdência social.

Para pessoas divorciadas que já tiveram o nome alterado, deve ser apresentado a Carteira de Identidade e a Certidão de Casamento original e atualizada, para que seja comprovado a alteração do nome.

Os interessados também devem apresentar o Título de Eleitor e os comprovantes de votação da última eleição, sendo o primeiro e o segundo turno, se houver. Na falta do comprovante é preciso a certidão de quitação eleitoral, que pode ser encontrada no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Após ter todos os documentos em mãos, já pode ser criado o passaporte. A partir de agora é necessário entrar no site da Polícia Federal, www.pf.gov.br e procurar o campo Passaporte na aba de Serviços. Logo em seguida o interessado irá preencher a solicitação do passaporte, com nome completo, nacionalidade, estado civil, raça ou cor entre outras informações.

passaporte dados

Depois desta etapa é preciso pagar uma taxa chamada Guia de Requerimento da União (GRU), que custa R$ 257,25. O número de protocolo para realizar o pagamento da taxa, só é liberado depois do preenchimento de dados da pessoa. O boleto pode ser emitido na aba Emitir GRU.

passaporte gru

Depois do pagamento da taxa GRU, é necessário marcar um atendimento, na aba Agendar Atendimento. Chegou a data agendada? É preciso comparecer ao local com toda a documentação necessária citada acima, mais boleto de pagamento da GRU, o protocolo da solicitação e comprovante de agendamento. Neste caso não é necessário levar fotografia, a foto será tirada no local.

Pronto. Depois de todos as etapas, basta está no local e horário indicado, portando o documento de identidade. O passaporte será entregue pessoalmente ao titular.

Como tirar o Visto:

O visto funciona como um carimbo de entrada para determinado país, pois é ele quem autoriza ou não a sua entrada e permanência. O propósito da viagem também influencia em que tipo de visto irá tirar, são eles para turistas, comerciantes, investidores, estudantes, entres outros. Nem todas as Nações exigem vistos, mas se exigir, ele deve ser emitido no Consulado do país de destino com o passaporte em mãos.

Antes de mais nada, é preciso saber em qual categoria de visto se encaixa, para comparecer no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), localizado em Brasília, que é um serviço de pré atendimento do Consulado Americano. O Solicitante irá tirar uma foto e terá as digitais colhidas. Após esse processo o interessado deve comparecer na entrevista do visto do Consulado Americano na data e no horário agendados.

O primeiro passo para retira o visto é fazer o preenchimento do formulário Ds-160 no site Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano, com dados pessoais, como nome, endereço, profissão e o motivo da viagem. Depois do preenchimento é preciso imprimir a confirmação do formulário, que é um documento oficial da solicitação do Visto Americano.

Depois dessa etapa é preciso criar uma conta no site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano. É necessário que os dados sejam preenchidos sem erros, pois é através dele que o Consulado irá enviar o passaporte com o visto, pelos correios. A partir daí, o solicitante irá emitir um boleto para pagamento da taxa do visto. Essa taxa pode ser paga por boleto ou através de um cartão de crédito internacional.

Também é através do site Oficial de Agendamento que o solicitante irá fazer o agendamento para comparecer ao CASV e fazer a entrevista do Consulado Americano. Após este processo é preciso imprimir a Confirmação do Agendamento.

Agora é comparecer no CASV no dia e no horário agendado, portanto o passaporte, a confirmação do Ds-160 e a confirmação do agendamento. No local serão tiradas fotos e o colhimento da impressão digital. Depois do CASV é preciso comparecer na Entrevista do Visto, que é feita no Consulado. Todos os documentos citados acima também devem está em mãos na hora da entrevista.

Na entrevista de confirmação do visto é necessário levar documentos que comprovem vínculos aqui no Brasil, como comprovantes de matrículas de universidades ou escola, comprovante de endereços, ou trabalho, entre outros.

Pronto. Se o visto for aprovado, basta esperar o passaporte com o selo chegar no endereço colocado no site de agendamento. Caso tenha optado por retirar o passaporte e o visto no CASV, basta entrar na conta de agendamento e marcar o dia da retirada.

Mas existem países em que o visto é dispensado, evitando tamanha burocracia. Quer saber quais são eles?

Países que não precisam de vistos:

África do Sul, Alemanha, Andorra, Antilhas Francesas, Argentina, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Guatemala, Honduras, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Mônaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano e Venezuela.

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA