U2. (Foto: Facebook Oficial da banda)
banda u2 foto facebook oficial

Sabia que "Where the Streets Have No Name", um dos maiores sucessos do U2, quase teve sua fita master apagada porque o produtor estava insatisfeito?

E que há um memorial para a árvore que aparece na capa de "The Joshua Tree"?

O disco, por sinal, inspira a visita que a banda irlandesa inicia nesta quinta-feira (19), em São Paulo. Serão quatro shows no estádio do Morumbi, sempre a partir das 19h. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site Tickets For Fun.

Depois do Brasil, a banda também toca no Canadá e nos Estados Unidos antes de partir para a Europa. A turnê será finalizada na América Latina, com shows no México, Colômbia, Argentina e Chile.

Veja mais curiosidades sobre os irlandeses e informações sobre os shows no Brasil.

CURIOSIDADES DO U2

1 - Todos os integrantes do U2 estudavam na Mount Temple Comprehensive School, quando começaram a ensaiar na cozinha da casa do baterista, em 1976. Ele foi responsável pela formação da banda, após espalhar panfletos pela escola atrás de outros músicos para poder estrear sua bateria nova.

2 - Antes de virar oficialmente U2, o grupo se chamou Feedback e era um quinteto: Larry Mullen Jr. (bateria), Adam Clayton (baixo), Paul Hewson (vocalista, mais conhecido pelo apelido Bono), Dave Evans (o guitarrista The Edge) e seu irmão, Dick (guitarra). Já com a formação tradicional, a banda virou The Hype para somente depois assumir o nome U2.

3 - O nome U2 veio de uma lista criada por um amigo do baixista Adam Clayton com várias sugestões, como "The Blazers" e "Flying Tigers". A inspiração foi um avião norte-americano de espionagem.

4 - Ninguém do grupo gostou inicialmente do nome. Eles decidiram manter porque era pequeno -perfeito para a banda trabalhar em pôsteres, panfletos e bottons.

5 - O apelido Bono Vox surgiu no fim dos anos 1970. Seu amigo, o também músico Gavin Friday tirou o nome de uma loja em Dublin chamada Bonavox -um trocadilho com o latim "boa voz". No início dos anos 1990, o "Vox" foi cortado e hoje ficou apenas Bono.

6 - Durante a turnê do segundo disco, "October", o guitarrista The Edge pediu para sair da banda. Foi uma época em que o U2 estava lidando com as raízes católicas (Bono e Mullen Jr.) e protestantes (The Edge e Clayton), um problema na Irlanda dos anos 1980, dividida entre os dois grupos. O quarteto superou a fase e nunca chegou a ter outro nível de tensão motivado pelas escolhas religiosas e a vida no rock.

7 - A única vez que um membro do U2 perdeu um show foi em 26 de novembro de 1993. O baixista Adam Clayton teve uma recaída na luta contra o alcoolismo no fim da turnê Zoo TV. Ele bebeu tanto que não conseguiu se apresentar na primeira noite em Sydney, Austrália. Seu técnico de som assumiu o baixo, porque a banda não podia adiar a apresentação, pois a noite seguinte seria transmitida ao vivo para o mundo todo. Clayton ficou sóbrio desde então.

8 - A árvore que batiza o disco "The Joshua Tree" e aparece na contracapa do álbum fica perto da entrada do Vale da Morte, no deserto californiano. A árvore foi derrubada pelos ventos, mas ainda se encontra no mesmo local da foto da banda. Há um memorial feito por fãs ao redor dela, mas a maioria prefere manter em segredo a exata localização para evitar peregrinações.

9 - O disco teve vários nomes antes de ganhar o título final. "The Two Americas", "Desert Album" e "Desert Songs" foram algumas das opções. No fim, Bono escolheu "The Joshua Tree" depois do fotógrafo holandês Anton Corbijn sugerir uma viagem pelo deserto do Mojave.

10 - "Where the Streets Have No Name", talvez a música mais poderosa do U2 ao vivo, quase foi apagada da história. Irritado por passar semanas trabalhando sem frutos na versão final da faixa, o produtor Brian Eno decidiu apagar a fita master com a gravação. Ele foi fisicamente afastado da mesa de som. Eno admite o episódio, mas diz que "teria sido mais fácil começar do zero".

11 - O baixista Adam Clayton é casado com a brasileira Mariana de Carvalho desde 2013. A primeira filha do casal, Alba, nasceu em julho passado.

12 - O U2 já ganhou 22 Grammy e dois Globo de Ouro, mas não venceu o Oscar nas duas vezes em que foi indicado, em 2003 e 2014: melhor canção por "The Hands That Built America", de "Gangues de Nova York"; e "Ordinary Love", de "Mandela: Longo Caminho para a Liberdade".

INFORMAÇÕES SOBRE OS SHOWS NO BRASIL

THE JOSHUA TREE - TOUR 2017

QUANDO 19, 21, 22 e 25/10, às 19h

ONDE Estádio do Morumbi (pç. Roberto Gomes Pedrosa, São Paulo)

QUANTO de R$ 260 a R$ 900, pelo site www.ticketsforfun.com.br

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

(Folhapress)

Leia mais:

 

 

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA