the voice brasil 2017

A pessoa concentrada no meio do palco é a estrela -ou melhor, a voz. Todos os holofotes se voltam para ela, câmeras captam cada respirada e os microfones são capazes de ouvir qualquer sinal de desafinação. Da sua parte, ela espera cair no gosto do público e dos técnicos -todos cantores famosos-, que precisam virar suas respectivas cadeiras em sinal de aprovação.

O roteiro é o mote do "The Voice", reality show musical que estreia sua sexta temporada no Brasil nesta quinta (21). Por aqui, os direitos do formato, originalmente holandês, pertencem a Globo, que, mais uma vez, escala o apresentador Tiago Leifert para comandar a atração.

Como em outros países, o júri é composto por nomes de peso da música: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Michel Teló e Ivete Sangalo, que, como anunciado pela emissora carioca em junho, entra no lugar de Claudia Leitte. A versão americana, por exemplo, que acaba de ganhar o Emmy de melhor reality show, tem Miley Cyrus, Jennifer Hudson, Adam Levine e Blake Shelton como técnicos. 

Tanto quanto o talento dos competidores, a performance dos técnicos também faz sucesso com o público. Em edições passadas, o figurino de Brown e as caras de Lulu abasteceram os internautas de montagens divertidas. Mas era Claudia a campeã de memes -certa vez, a cantora de axé atribuiu uma frase de Fernando Pessoa a Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe". 

Já Ivete, além de novidade da temporada, é atração à parte. Na semana passada, a cantora de axé anunciou que está grávida de gêmeas pouco antes de um encontro com jornalistas para apresentação do programa. No dia, foi assunto nacional e chegou a figurar entre os assuntos mais comentados das redes sociais.  

Mudanças

Em sua sexta temporada, o programa, que acontece anualmente desde 2012, está dividido seis fases: "audições às cegas"; "tira-teima"; "batalha"; "batalha dos técnicos"; "remix"; "semifinal" e "grande final". Caberá à atriz e cantora Mariana Rios mostrar flashes diários e bastidores do reality -ela acaba de participar do "PopStar", outra competição de cantores da casa.

"A cada temporada a gente procura sentir o que está acontecendo naquela vez e o que gostaríamos de propor para o futuro. Não é muito matemática, é muito mais sentir. Sentir com o coração o que está acontecendo, o que está sendo bom para levar para a casa das famílias, o que a nossa audiência está gostando de ver", diz o diretor Creso Eduardo Macedo. 

A vida depois do programa

O "calcanhar de aquiles" do reality continua sendo o sucesso comercial do vencedor depois da atração. "O programa revela, agora o que vai se dar sobre esse artista é a própria intenção dele sobre seu próprio trabalho", desconversa Ivete. 

"Eu acho que os candidatos precisam da mesma oportunidade que o 'The Voice' dá, mas fora do programa. Acho que todos nós podemos colaborar, indicar e procurar saber mais deles. A gente fica procurando só saber do programa", diz Brown. "E, particularmente, eu acho que o 'The Voice' não tem essa responsabilidade de fazer com que o cara seja eterno, já que ele já dá a mão para que essa pessoa se exponha e mostre seu talento", completa. 

As fases

Tira-Teima Quatro integrantes de cada time se apresentam em cada programa, três no total. Depois das apresentações de cada time, cada técnico salva duas vozes para seguir em frente.

Batalha Com as equipes formadas, haverá uma única batalha por participante. Nela, os competidores cantam em duplas com integrantes do próprio time. Após a apresentação, o técnico decide quem avança para a próxima etapa e quem deixa o programa.

Batalha dos Técnicos Batalhas especiais, com shows ao vivo, em que a disputa deixa de ser entre candidatos do mesmo time e passa a ser entre cantores de times adversários. Um sorteio é feito para descobrir qual técnico começa escolhendo seu técnico opositor. 

Remix Os 12 candidatos se apresentam em números solos. Os técnicos devem usar o famoso botão vermelho para escolher quem vai passar para a próxima fase. No final desta fase, cada técnico terá dois candidatos que partem para a semifinal do programa.

Semifinal Nesta fase, dois candidatos de cada técnico se apresentam, mas apenas um de cada time segue para a grande final.

Grande final Na final, caberá ao público decidir quem será o campeão. O vencedor ganha um prêmio de R$ 500 mil e um contrato com a gravadora Universal Music.

Vencedores de outras edições

  • 2012 Ellen Oléria; técnico Carlinhos Brown 
  • 2013 Sam Alves; técnica Claudia Leitte 
  • 2014 Danilo Reis & Rafael; técnico Lulu Santos  
  • 2015 Renato Vianna; técnico Michel Teló
  • 2016 Mylena Jardim; técnico Michel Teló

A jornalista viajou a convite da Globo

Na TV

  • THE VOICE BRASIL
  • QUANDO Nesta quinta (21), após a novela 'A Força do Querer'
  • ONDE Globo

(Folhapress)

Leia mais:

 

 

 

Contato com a redação:
(62) 99625-9856

BUSCA