julia os dias eram assimA terceira personagem de destaque de Julia Dalavia na TV tem uma missão importante: mostrar ao público o que era ter Aids nos anos 1980.

Na trama das 23h da Globo, "Os Dias Eram Assim", ela é Nanda, uma jovem espevitada e transgressora, irmã da protagonista Alice, vivida por Sophie Charlotte.

E foi no capítulo desta segunda (21), em uma cena emocionante -que foi parar entre os assuntos mais comentados e buscados do Twitter e do Google- que Nanda recebeu o diagnóstico e descobriu ser portadora do vírus HIV.

A atriz entende a responsabilidade e enfrenta o desafio. "Dá um pouco de medo de levantar essa bandeira e acabar falando alguma coisa errada sem querer. É um assunto muito complicado, por isso estou buscando informações de todas as formas que posso."

Há alguns meses, Julia frequenta a ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar da Aids), onde mantém contato com médicos, psicólogos, ativistas e pessoas portadoras do vírus HIV. Muitos deles viveram a juventude nos anos de chumbo, época em que a novela se passa.

"As pessoas com quem eu conversei me passaram uma sensação de muita força, muita luta e muita tristeza por quem não conseguiu sobreviver. Chorei muito até criar uma resistência melhor pra escutar esses relatos."

Aos 19 anos, ela confessa que, antes de Nanda chegar em sua vida, não pensava muito sobre a possibilidade de contrair a doença.

"Sempre me protegi, claro, mas confesso que nunca pensei muito em AIDS. Não achava que eu era imune à doença, mas simplesmente não pensava nela. Hoje em dia quem tem Aids vive bem, com qualidade de vida. Mas você vive com uma doença que não tem cura, né? Os remédios têm vários efeitos colaterais, etc."

CARACTERIZAÇÃO

Julia emagreceu cerca de oito quilos até agora para dar vida à personagem. A perda de peso foi realizada de forma despretensiosa, sem uma meta específica. Só fui olhando no espelho pra ver quando já estava bom. Também vou ter ajuda da caracterização, afirma.

Apesar de Nanda ser uma personagem forte e densa, que exige bastante de sua intérprete, Julia Dalavia procura arcar com a responsabilidade de forma leve.

"Antes de começar a gravar, procuro ter um momento de imersão. Ouço músicas, por exemplo. Mas também tento abstrair um pouco e simplesmente entrar no clima. Chega uma hora que vem naturalmente."

TRAJETÓRIA

Julia Dalavia fez sua primeira novela em 2014: interpretou a personagem Helena na primeira fase da novela "Em Família", de Manoel Carlos.

No mesmo ano, integrou o elenco de "Boogie Oogie". Em 2016, deu vida à mocinha Tereza, em "Velho Chico". Depois, foi a vez da prostituta Suzy, na série "Justiça".

Leia Mais:

 

 

 

Leia mais sobre:

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA