O Legado Verdes Cerrado apresentou, no dia 9 de novembro, mais um plantio do “Programa de Preservação, Recuperação e Conservação das Nascentes em Niquelândia”. A iniciativa é executada em parceria com o grupo Faeg Jovem de Niquelândia, criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para estimular o empreendedorismo e a formação de novas lideranças para o meio rural.

Durante a apresentação, realizada na nascente do Córrego do Aeroporto, foram plantadas mudas nativas do Cerrado. O evento contou com a presença de autoridades de Alto Horizonte, Porangatu, Campinorte, Uruaçu e de outros municípios do Norte Goiano que participavam em Niquelândia de mais uma etapa do Programa Líder, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“É um compromisso do Legado atuar em parceria com instituições e entidades na busca por soluções para melhorar a vida da fauna e a flora locais. A troca de experiências e a soma de esforços possibilitam desenvolver ações que beneficiam não só o meio ambiente como também a população, de forma duradoura”, afirmou Reginaldo Gratão, coordenador do Legado Verdes do Cerrado.

Ao todo, a nascente do Córrego do Aeroporto recebeu 600 mudas cultivadas no Viveiro Engenho, do Legado Verdes do Cerrado, em uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados. Entre as mais de 40 espécies de mudas que foram plantadas estão: Aroeira, Angico e Copaíba. O Legado fornece os materiais para o plantio e presta consultoria para orientar a Faeg Jovem a realizar os trabalhos de recuperação. O grupo também é responsável em fazer o contato com os proprietários e solicitar permissão para entrar na propriedade onde estão localizadas as nascentes.

 A parceria entre o Legado Verdes do Cerrado e a Faeg Jovem, iniciada em julho de 2017, também já possibilitou a recuperação da nascente do Córrego Entre Vias, em Niquelândia. No local, foram plantadas 150 mudas em uma área de 1.200 metros quadrados. O programa tem ainda como apoiadores o Sindicato Rural de Niquelândia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA