marconi articula parceria em inovacao tecnologica e na area cultural com espanha 3 499x256O governador Marconi Perillo deu início neste sábado, dia 21, à agenda de compromissos da missão comercial do Governo de Goiás com a articulação de parcerias para o desenvolvimento tecnológico e para o intercâmbio cultural com o país europeu. Marconi e os integrantes da delegação goiana se reuniram, no Parlamento de La Rioja, com a secretária de Desenvolvimento e Inovação da Comunidade, Leonor González Menorca.

“Tivemos uma reunião muito profícua com a secretária Leonor, quando discutimos parcerias em inovação tecnlógica e cooperação cultural e econômica com a Espanha. Na área econômica, discutimos o intercâmbio de investimentos de Goiás para a Espanha e da Espanha para Goiás”, disse Marconi, após o encontro. O governador apresentou à secretária a Rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itego) e propôs um termo de cooperação também para o aprendizado das línguas espanhola e portuguesa.

Durante encontro, Marconi afirmou que o Governo de Goiás incentiva a pesquisa e a inovação, além de possuir 18 unidades do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) e 100 colégios tecnológicos. O governador também anuncia parceria com o Instituto Cevantes de Brasília para oferecer vagas aos servidores públicos conhecer o idioma espanhol.

Acompanharam o governador no encontro em La Rioja o cônsul Honorário da Espanha em Goiás, Juan Zamora; o ex deputado, Andrés Ayala; o secretário da Fazenda, João Furtado; secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes; o presidente do Sifaeg, André Rocha, que representa Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e o presidente da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás – GoiásParcerias, Cyro Miranda.

Com uma bagagem de resultados positivos e concretos das missões comerciais realizadas em suas gestões, Marconi está na Espanha para fortalecer as relações comerciais do Estado com aquele País, além de promover intercâmbios culturais. As agendas serão na capital, Madri, e na cidade de La Rioja, de hoje até terça-feira (24).

Marconi estará acompanhado de secretários estaduais, empresários, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos. O primeiro compromisso de sábado será um encontro com a secretária de Desenvolvimento e Inovação da Comunidade de La Rioja, Leonor González Menorca, naquela cidade.

Na segunda-feira, os compromissos serão em Madri. Pela manhã, terá encontro com empresários e investidores na sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), tendo como pauta principal a apresentação do projeto da ferrovia ligando Goiânia a Brasília. O diretor da ANTT, Jorge Bastos, acompanhará Marconi na reunião. À tarde, a comitiva vai se reunir com dirigentes da Câmara de Comércio Brasil – Espanha, e com o diretor da Casa do Brasil. A Casa do Brasil é um centro cultural que promove atividades culturais brasileiras como exposições, concertos e cursos.

Na terça-feira, ele se reunirá com representantes de empresas espanholas na sede do Banco Santander. À tarde, terá uma reunião no Ministério de Fomento da Espanha, com o secretário-geral de Infraestruturas, Manuel Niño González. Nos encontros, Marconi apresentará as potencialidades econômicas de Goiás; dados referentes às exportações, ao crescimento industrial e à geração de empregos. Essa é a 12ª missão comercial realizada por Marconi na atual gestão.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA