Professor Flávio Gomes ganhou o prêmio de melhor curta-metragem de animação do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.
flavio gomes ganha premio

O “Vida de Boneco” foi premiado na categoria melhor curta-metragem de animação pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, realizado nesta semana, no Rio de Janeiro. Para o ganhador do prêmio, Flávio Gomes, esta é um dos maiores reconhecimentos que a produção de um curta-metragem de animação pode receber atualmente no Brasil.

“É um dos maiores reconhecimentos que podemos ter na produção de um curta-metragem ganhar um prêmio desse nível. É muito importante também para o desenvolvimento da animação em Goiás, porque estamos em um crescimento frequente aqui em termos de animação. Esses prêmios acabam incentivando essa galera nova que quer iniciar na animação e criando um mercado no Estado”, disse.

Flávio é goiano, professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) da Cidade de Goiás e doutor em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Inclusive, o “Vida de Boneco” é resultado do projeto de doutorado do professor e produzido dentro da UFG, com apoio da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Mídia Lab.

“O Vida de Boneco levou aproximadamente três anos para ficar pronto, a partir da ideia, escrita do roteiro, montagem, do cenário, dos bonecos, o animatronic, que é real, tive que aprender algumas questões relacionadas a robótica para fazer isso. Então, foi um filme bem peculiar. Ele exigiu muito estudo para a construção dos bonecos. E o stop motion é um processo extremamente artesanal. Os bonecos têm que ser produzidos, as roupinhas são específicas para o boneco. Então, depois que produz toda essa parte, começa a animação. Na animação, eu consigo produzir uma médica de três a quatro segundos por dia. O filme tem dez minutos, então imagina o tempo de gravação”, explicou.vida de boneco

Segundo Flávio, o filme foi feito sem financiamento, apenas com recursos pessoais durante a pesquisa de doutorado. “O Vida de Boneco foi uma filme que eu fiz sozinho. Na realidade, era meu projeto de doutorado, é um filme independente, feito em stop motion, com a técnica de quadro a quadro. E enviei esse curta para alguns festivais e fui indicado para o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, que é uma premiação que funciona como indicação”.

Emocionado, o professor destacou que demorou alguns dias para “cair a ficha” e que ainda está muito impressionado com a premiação. Flávio Gomes já prepara novos projetos de animação, além de parcerias com os alunos do IFG Cidade de Goiás.

Vídeos no Youtube

Para auxiliar os alunos dos cursos de Cinema e Artes Visuais do IFG, o professor publicou uma série de vídeos no seu canal do Youtube para ensinar como é a produção dos bonecos. Apesar de ser destinado aos alunos, os vídeos são abertos para o público.

Veja trailer:

Leia mais:

 

 

 

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA