logomarcadiariodegoias2017

UFG/Reprodução
ufg1

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2018) começam nesta terça-feira (23) e seguem até sexta-feira (26), com o resultado da chamada regular previsto para segunda-feira (29). O candidato que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja concorrer a uma das 6.365 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), deve ficar atento aos prazos e orientações do programa. 

Para obter mais informações sobre o SiSU, acesso o site criado pelo MEC

Quem não for selecionado na chamada regular do SiSU pode se inscrever na Lista de Espera, entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, pelo site do SiSU. A UFG ressalta que desde 2014 o Sistema é adotado como forma de ingresso na universidade. Todas as informações relativas ao SiSU na UFG serão divulgadas no portal www.sisu.ufg.br, onde já está disponível o Termo de Adesão SiSU 2018, em que contam, além de informações sobre a oferta de vagas, dados sobre os pesos de cada curso oferecido pela UFG.

Novidades 

As novidades deste ano são a implementação das comissões de Acessibilidade e Verificação de Autodeclaração, além da necessidade de confirmação de vaga on line para todas as etapas do processo (1ª, 2ª e 3ª Chamadas).

Vale ressaltar também que a partir deste ano o ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior foi alterada com o acréscimo de cotas para pessoas com deficiência, prevista na Lei n.º 12.409/2016. Atendendo a essa determinação houve a ampliação da inclusão de novas cotas para o ingresso na UFG, visando atender estes candidatos especificamente.

A Comissão de Verificação de Autodeclaração, que irá atuar também durante o período de matrícula presencial, verificará o atendimento da condição para todos os candidatos aprovados pelas opções Preto, Pardo ou Indígena (PPI). Dessa maneira, serão analisadas as características fenotípicas dos que se declararem pretos ou pardos e a etnia dos que se declararem indígena.

Em virtude da implementação dessas comissões, não será possível a realização de matrícula por procuração para os aprovados pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência e pelas opções de Preto, Parto e Indígena (PPI).

Como funciona?

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos participantes do Enem. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O inscrito também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas).

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH