logomarcadiariodegoias2017

Fiscalização do Transporte Escolar (Foto: Prefeitura de Goiânia)
fiscalizacao transporte escolar foto prefeitura de goiania

Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei de autoria do vereador Carlin Café (PPS) que autoriza a circulação de veículos do transporte nos corredores exclusivos de ônibus da capital.

Ônibus e vans escolares terão permissão para circular nos corredores desde que estejam devidamente cadastrados e licenciados juntos aos órgãos competentes da Prefeitura – como Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

A matéria segue em tramitação na Casa. Representantes do setor acompanharam a sessão e se manifestaram das galerias. De acordo com o projeto, o veículo do transporte escolar terá livre acesso aos corredores exclusivos em qualquer horário, sendo vedado o embarque e desembarque de alunos durante o tráfego no local.

Um cadastramento deverá ser realizado pelo respectivo sindicato dos proprietários das vans escolares, que emitirá um selo para identificação da liberação para a circulação das mesmas. Ao Poder Executivo, por sua vez, caberá a regulamentação, por meio de Decreto, das penalidades para os casos de infração, bem como quando e de que forma se dará a necessária fiscalização dos veículos.

“Nosso objetivo é garantir aos estudantes que utilizam esse tipo de serviço a pontualidade na chegada às escolas ou faculdades, com tranquilidade e segurança, sobretudo diante do trânsito caótico que se instalou em nossa cidade”, justifica o vereador Carlin Café, lembrando que o mesmo tipo de benefício tem sido concedido aos taxistas.

Ele ressalta que a medida também poderá contribuir para desafogar o trânsito, já que cada van escolar, com sua rotatividade, chega a transportar, em média, 50 alunos por dia. “Retiraremos do trânsito e, principalmente, da porta das escolas e faculdades, essa mesma quantidade de veículos”, sustenta o parlamentar.  

Com informações do Portal da Câmara Municipal

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

BUSCA