Comitiva do RN visitou o Detran-GO nesta quarta, 6. (Foto: Divulgação/Detran-GO)
comitiva do rn no detrango foto divulgacao detrango

O Detran-GO recebeu nesta quarta-feira (6) a visita de uma comitiva de técnicos do Detran do Rio Grande do Norte, que veio a Goiás conhecer a experiência da implantação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) e o setor de tecnologia da informação, considerado um dos melhores no país entres órgãos executivos de trânsito.

Goiás foi o primeiro estado a implantar a CNH-e, ainda em outubro de 2017. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabeleceu até fevereiro de 2018 para que os Detrans de todo o país implantem o sistema. Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran-RN, Letícia Gomes, o potiguar passará a contar com a carteira digital ainda neste mês.

“Viemos pegar detalhes para fazer a implantação de uma forma segura. Vamos usar como exemplo o caso de Goiás. Assim como ocorre aqui, inicialmente, não vamos cobrar taxas, até que a questão seja regulamentada por projeto de lei”, observou Letícia Gomes.

Logo ao chegar na sede do Detran-GO, a comitiva elogiou a estrutura e se surpreendeu ao saber que o Padrão Vapt Vupt, responsável pelo atendimento, funciona das 7 horas às 19h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O Detran do Rio Grande do Norte é aberto ao público das 8h às 14h. No local, conheceram o processo de habilitação digital, que dispensa o uso do papel e dá maior celeridade aos procedimentos.

De acordo com presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o fato da autarquia estar sendo elevada a uma posição de vitrine é um orgulho e uma responsabilidade. “É bom recebermos visitas e podermos trocar experiências com outras unidades. Esse benchmarketing estimulante para ambas as partes. Por outro lado, não podemos nos acomodar, a busca pela excelência na segurança, nos processos e, especialmente, no atendimento é e continuará sendo a nossa prioridade”, enfatiza Manoel Xavier.

Tecnologia

Os técnicos foram levados a conhecer a estrutura física e lógica da Gerência de Tecnologia da Informação. De acordo com a subcoordenadora de Informática norte-rio-grandense, Lena Campos, a visita rendeu várias inspirações para sua área. “É bom ver um setor tão avançado, cheio de boas ideias. Fiquei impressionada com a segurança dos dados e a prioridade que é dada para o atendimento ao público”, ressaltou.

O Rio Grande do Norte conta com 167 municípios e 39 Circunscrições Regionais de Trânsito, que emitem cerca de 15 mil CNHs por mês. Lá também é montada uma estrutura de descentralização do atendimento visando ampliar o alcance das unidades. Em Goiás, nos 246 municípios, são emitidas cerca de 50 mil CNHs mensalmente.

Também participou da comitiva o subcoordenador de Habilitação do RN, Aryan Gleydson. A visita foi acompanhada pelo chefe de gabinete do Detran-GO, Antônio Augusto Azeredo Coutinho Filho, e pelos gerentes Rodrigo Rezende (Habilitação) e Gustavo Vieira Tomás (TI).

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA