whatsapp image 2017 12 04 at 09.47.12 1O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) participou, no último fim de semana, do Startup Weekend Goiânia – Desafio Uber de Mobilidade Urbana. O evento, realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) da capital goiana, tinha como proposta encontrar soluções criativas e tecnológicas para a mobilidade em nossa região. Ao final, de 11 startups participantes, três foram premiadas. Presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital, o deputado foi um dos jurados e ajudou a escolher os vencedores.

Goiânia foi escolhida pela Techstars Startup Weekend e pela Uber para sediar a primeira edição do desafio por conta da riqueza do chamado ecossistema de inovação (com a presença de várias startups) e ainda pelos problemas registrados com relação a mobilidade urbana. A capital goiana tem um dos maiores índices proporcionais de veículos por habitantes do Brasil, o que leva à ocorrência de problemas como congestionamentos.

Para Thiago Peixoto, que foi convidado por conta de sua atuação de destaque na atual legislatura a favor da inovação tecnológica, os debates em torno do tema são fundamentais. “Toda discussão que tenha como objetivo melhorar a mobilidade das nossas cidades é bem-vinda, ainda mais quando é casada com tecnologia. Em Goiânia, temos uma concentração muito grande de veículos e isso já tem causado problemas. Temos que nos antecipar na busca de soluções criativas se não quisermos que nossa cidade pare de vez em poucos anos”, explicou.

Ao final do desafio, que durou 54 horas entre sexta-feira e domingo, três startups foram escolhidas vencedoras: 2V (com uma proposta relacionada com segurança do cidadão, que prevê a presença de um facilitador para acompanhar usuárias do transporte coletivo até o ponto de ônibus na ida e volta para casa); Locar (que trata da criação de um aplicativo para intermediar a locação de veículos particulares ociosos para serviços como o Uber); e Totem (que prevê a instalação de totens com acesso a aplicativos de transporte em locais de grande circulação de pessoas e grandes eventos, facilitando o acesso àqueles que estejam com o celulares sem baterias, por exemplo). A startup Boomerang ganhou menção honrosa.

Thiago Peixoto foi jurado ao lado de pessoas ligadas à área de tecnologia e mobilidade, como o gerente geral da Uber para o Centro-Oeste, Ruddy Wang, e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo, ex-titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). Para o deputado federal, o conjunto de ideias apresentadas pelas startups foi surpreendente. “São ideias criativas que podem ser colocadas em prática, melhorando a mobilidade da nossa região. Tivemos boas surpresas aqui”, avaliou. 

O deputado goiano é um dos principais interlocutores em assuntos tecnológicos e de inovação na Câmara dos Deputados. Além de ter criado a Frente Parlamentar ligada ao setor, também é relator da Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa. Por conta do protagonismo e entusiasmo com o tema, Thiago Peixoto tem participado constantemente de atividades relacionadas com inovação. Para se ter ideia, quando a Uber chegou em Goiânia, no início de 2016, o deputado foi escolhido para a viagem inaugural do aplicativo na cidade. Ele foi o ‘rider zero’ da Uber na capital goiana.​​​​​​

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA