As quatro unidades da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que trabalham com a terceira idade, vão comemorar o mês da Consciência Negra com o evento “Afro Vida”. A atividade já faz parte do calendário das unidades desde 2014 e visa viabilizar o trabalho de conscientização da cultura afrodescendente, bem como suas conquistas, lutas e importância dentro da história do Brasil.

A primeira unidade a realizar o “Afro Vida” será a Vila Vida, no dia 23 de novembro. A programação prevê apresentações culturais com as coreografias “Canto das Três Raças e Pérola Negra” e “Gingado do Maculelê”. Haverá mostra da beleza negra na terceira idade (frequentadoras da unidade usarão trajes africanos, turbantes, penteados e maquiagem característica). A festa será animada ao som do samba de gafieira. Será servido um lanche com comidas da culinária africana.

Com programação semelhante, o “Afro Vida” acontece no dia 24 de novembro no Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais. Nos dias 28 e 30 de novembro, respectivamente, no Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário e Complexo Gerontológico Sagrada Família.

A data

 O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12. 519, de 10 de novembro de 2011, sancionada pela presidenta Dilma Roussef. A data, em sua ideia original, significa a afirmação da história do povo negro no Brasil, especialmente porque reafirma, coloca como um marco histórico a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele era o líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. 

Serviço: Unidades da OVG realizam evento pelo Mês da Consciência Negra

Horário: a partir das 8h30

Datas e locais: Vila Vida – dia 23 de novembro, quinta-feira. Rua 267 com 270-A, Setor Coimbra – Goiânia

- Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais, dia 24 de novembro, sexta-feira. Rua Palmares, entre CM-8 e CM-10,  Setor Cândida de Morais – Goiânia

- Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário, dia 28 de novembro, terça-feira. Avenida Contorno esquina com a Rua  44, Setor Norte Ferroviário – Goiânia

- Complexo Gerontológico Sagrada Família, dia 30 de novembro, quinta-feira. Avenida Alameda do Contorno, nº 3.038, Jardim Bela Vista – Goiânia.

Contato com a redação:
(62) 9 9820-8895

BUSCA